E a Terra voltou a girar…

Terra.jpg

Se há acontecimento de caráter universal que mereça a unanimidade da comunidade planetária, este é sem dúvida um deles. Pois que a complexa operação de salvamento levada a cabo na Tailândia, trouxe à superfície o melhor que a humanidade tem para dar: a solidariedade, a coragem, o altruísmo, os meios técnicos e científicos ao serviço do bem comum, a conjugação de esforços das nações mais desenvolvidas, ignorando fronteiras artificiais, com o intuito de dar a mão aos que, numa situação extrema de isolamento, precisavam de auxílio para retornarem à vida.

Há nesta operação uma consciência planetária, que bem pode servir de exemplo para outras ações humanitárias de âmbito mais vasto noutras partes do mundo. Somos todos, sem distinção, habitantes (e herdeiros) do mesmo condomínio.

E a melhor lição a extrair, parece ser esta: é possível tirar as pessoas da mais profunda escuridão, para as trazer à luz de uma vida minimamente digna. Assim se consigam vencer os poderosos interesses egoístas que se lhe opõem.

Pinto Dos Santos Toni