DESMANTELAMENTO DO RAMAL DA LOUSÃ

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Venho a terreiro com este assunto porque me desespera avaliar que os responsáveis por esse crime de lesa interesse das populações dessa região, a do corredor Coimbra/Lousã/Serpins, envolvendo muitas povoações intermédias, continuam sem um transporte digno.

Tinham-no, mas os altos interesses subtraíram-no, em manhã de nevoeiro.

Foi sub reptício o golpe aplicado.

Como se, e numa obra de requalificação e melhoria da ferrovia, não se exigissem estudos para avaliação de custos, de tempo exequível do projecto e de se perceber se a obra teria financiamentos suficientes de âmbito nacional e europeu que pudessem suportar um tão elevado investimento.

Pelos vistos não. Pelos vistos os interesses suplantaram as necessidades e as realidades da vida dos milhares de utentes desse ramal. Pelos vistos, os abutres do processo de levantamento dos carris e de outros materiais da via, tinham tudo devidamente avaliado para meterem massa aos bolsos.

Passados mais 9 anos sobre um vergonhoso desmantelamento do centenário ramal da Lousã, nem se vislumbra uma resolução, depois de se ter falado em metro, em autocarros "vassoura" e no diabo que carregue a todos quantos enganaram e continuam a fazê

-lo, as gentes que o comboio serviu, durante mais de 100 anos...

Cada tempo que passa....se anuncia o arranque do projecto com novo figurino, depois de - afirmam - se ter apurado que a solução metro era demasiado cara.

Não se avaliou esse impacto antes ?

Os carris de toda a extensão da linha, com 36,889 kms, portanto, a duplicar, porque existem dois carris, foram derretidos, a bem de gente avisada e por dentro desse negócio, nalguma metalúrgica que os fez ressurgir para outros fins.

Existiram investigações para o saber ?

Privados de transportes de qualidade, as gentes que eram servidas por esse ramal, deixaram de utilizar, em grande número, a alternativa autocarros.

As áreas abrangidas por essa linha perderam importância e os valores imobiliários e outros caíram, porque uma das mais fortes acessibilidades, o caminho de ferro, foi esganado por governantes incapazes e que nunca foram confrontados com essa incrível decisão...

O ramal da Lousã tinha projecto para se estender até Arganil e mais para dentro. Estão lá alguns túneis, numa obra visionária de 1930. Essa possibilidade, de dar mais vida ao interior e conceder manobra às populações isoladas, foi deitada ao lixo, por gente que não se deu ao trabalho de entender a história e de lhe dar caminho futuro.

O desmantelamento do ramal da Lousã é uma das muitas decisões políticas sem pés nem cabeça. E muitos são culpados, até senhores/as autarcas da região.

Este é o Portugal a desfazer-se sem que ninguém trave desmandos que nos deixam sem estrado...

Imagem retirada da net

António Barreiros