GRANDES HERÓIS EM COIMBRA

1 HEROIS EM COIMBRA1

 

No 8.º Campeonato Europeu Aberto de Natação e Natação Artística para Síndrome de Down, que está a decorrer em Albufeira e que termina no dia 3 de Novembro de 2025. Mostrou que existem em Coimbra muitos heróis e heroínas como ficou provado nesta terça-feira, 28 de Outubro, nos 4x50 metros estilos mistos, Matilde Gaspar, fazendo equipa com Diana Torres, Vicente Pereira e Filipe Santos, não apenas venceram toda a concorrência como bateram o recorde do mundo, com 2.40,18 minutos.

Já nesta segunda-feira, a nadadora Matilde Gaspar da APCC (Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra) brilhou nos 200 metros bruços, com recorde do mundo (3.39,61), nas eliminatórias, e a medalha de ouro na final.

Matilde Gaspar e Diana Torres mantiveram a bitola em alta, ao conquistarem a medalha de prata nos 100 metros bruços (1.45,31 minutos) e nos 50 metros mariposa (43,96 segundos), respetivamente.

Foi um arranque brilhante da Seleção Nacional, na competição que está a decorrer em Albufeira. Nas suas redes sociais, a Federação Portuguesa de Natação (FPN) assume que Portugal se revelou uma das “potências do campeonato”, com todos os nadadores a chegarem às finais e recordes do mundo a cair.

No primeiro dia, ainda antes de Matilde Gaspar, coube a Vicente Pereira abrir o caminho, batendo o seu próprio recorde mundial nos 100m livres (1.04,83) e conquistando duas medalhas de ouro, a segunda na estafeta 4x100m estilos com Diogo Rego, Diogo Matos e André Almeida – novo recorde mundial (5.22,16).
Mas não se ficaram por aqui as medalhas para Portugal. Assim, Diogo Matos ganhou ouro nos 200m bruços (3.19,05).

Ao todo, nesta segunda-feira, foram dez as medalhas conquistadas (quatro ouro, uma prata e cinco bronze) e vários recordes mundiais batidos. “Um dia verdadeiramente excecional para o desporto português”, orgulha-se a FPN.
E, no segundo dia, foram mais oito medalhas (quatro de ouro, duas de prata e outras tantas de bronze) e três recordes mundiais, com destaque para as duas medalhas de ouro conquistadas por Diogo Matos e por Vicente Pereira.

Vicente Pereira esteve, ontem, quinta-feira novamente em destaque nos Europeus de Síndrome de Down, a decorrer em Albufeira, com o nadador português a fixar um novo recorde mundial em piscina curta, agora nos 200 metros estilos.

Depois de, individualmente, ter estabelecido na segunda-feira uma nova marca mundial nos 100 metros livres, Vicente Pereira voltou esta quinta-feira a bater um recorde do mundo, ao nadar os 200 estilos em 2.51,66 minutos.

O nadador de 20 anos derrotou o compatriota André Almeida, que foi segundo com o tempo de 2.53,69 minutos, novo recorde europeu de Masters 1.

Na terceira jornada da oitava edição dos Campeonatos da Europa de Síndrome de Down, Portugal conquistou outro ouro, através de Diogo Matos, o melhor na final dos 50 metros bruços, cumpridos em 41,04 segundos. O também luso José Vieira ficou com o bronze (44,44).

É importante lembrar estas vitórias destes heróis.

JAG
31-10-2025