INCONFORMISMO!

Cindanzunda.jpg

 

Como Salatina que sou...não me conformo...

 

À atenção do (ainda) Senhor Presidente da CMC Manuel Machado.

 

Quem é a Cindazunda e o que representa ela para Coimbra?

 

O que se fez e o que se vai fazer no Arnado, aproveitando a refuncionalização da vetusta Auto-Industrial. “Requalificaram” um edifício (o da antiga Guérin) que não tinha requalificação possível (pura e simplesmente porque não era qualificado). Agora, saída da manga de alguém, eis uma rotunda e uma estátua da Princesa Cindazunda, personagem mítica associada à fundação da cidade de Coimbra... mais uma mentira histórica associada a muitas outras.

Só uma nota para dizer que a presunção de que as pessoas são burras e não sabem que é mais provável que seja a Princesa Cindazunda que ocupa um lugar central no pendão do Município, carece de reparo. Se Fr. Bernardo de Brito disse que era ela e não a Rainha Santa, Sá de Miranda, na Fábula do Mondego, também diz que se tratar de uma Ninfa do Mondego, e o grande Gil Vicente, na Comédia da Divisa da Cidade de Coimbra refere-se à Princesa Colimena.

Não seria mais credível D. Sesnando Davies último governador Moçárabe que conseguiu elevar Coimbra como uma das cidades mais poderosas quer política quer económica da Península Ibérica?

Será que Cindazunda existiu e seria assim tão linda?

António Olayo