LIVRO DE AMADEU HOMEM

colquio-013.jpg

Estar atento e a não perder

Licenciado em Filosofia, em 1972, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, foi assistente do Grupo de História no ano lectivo de 1977.78, doutorando-se em Letras – especialidade de História Moderna e Contemporânea – em Dezembro de 1988.

A sua especialização no âmbito dos estudos contemporâneos de história cultural, institucional e política, privilegiou, entre outra áreas temáticas, o estudo e a publicação de temas como o republicanismo e da república em Portugal, liberalismo, democracia e socialismo em Portugal, correntes culturais e filosóficas dos séculos XIX e XX, em Portugal e na Europa, e cultura portuguesa da segunda metade do século XIX.

Referimo-nos a Amadeu Carvalho Homem, que, pausando as temáticas histórico-filosóficas, se aventurou agora na publicação de uma obra literária intitulada "A Madura Estação”, que apresentou em S. Pedro do Sul – sua terra natal – .um livro em que colige o melhor da sua produção poética

Por outro lado, na sua primeira realização em termos ficcionais[j1] , vai apresentar o seu Levíssimo Quotidiano.

O volume é constituído por um conjunto de contos breves. As narrativas resultam da sua observação directa da vida, ou seja, do seu universo memorial e autobiográfico: os pequenos episódios da vivência do seu dia-a-dia e dos demais, observados pela lupa crítica. São contos que não querem demonstrar qualquer tese, seja ela pessoal ou social. Por isso, foi possível imprimir-lhe alguma ironia e quase sempre um sorriso cúmplice.

A apresentação na Lusa Atenas far-se-á no dia dezassete do corrente mês (sábado) , na casa da Cultura de Coimbra , Rua Pedro Monteiro, pelas catorze horas e quarenta e cinco minutos.

Nesse dia, estamos certos, a Casa da Cultura será pequena para albergar os amigos e admiradores do autor, ansiosos por obterem e lerem a, a todos os títulos, obra literária de excepção.

Imagens retiradas da net

 Livro-Dr2.-Amadeu-Homem-1.png