Câmara encaixa 14 apartamentos na Casa das Cruzes

 

O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) vai analisar e votar, na sua reunião de segunda-feira, o projeto de reabilitação do imóvel Casa das Cruzes, sito nos Palácios Confusos e Rua das Esteirinhas, no âmbito da ação Residência Ganhar Autonomia – PARU (Planos de Ação de Regeneração Urbana)/PEDU (Planos Estratégicos de Desenvolvimento Urbano). O custo da obra está estimado em 870.068,69 euros (a que acresce o IVA).

CASA DAS CRUZES

Lembra a autarquia que o projeto base de arquitetura já tinha sido aprovado em reunião de Câmara, no início de março de 2017. “Agora, vai a votação o projeto final de execução da obra que engloba os projetos de especialidades e respetivas medições do imóvel”.

A proposta aprovada contempla a demolição parcial do interior do edifício, para que seja possível criar um novo desenho tipológico interior, com padrões de conforto atuais de habitabilidade.

No interior do edifício vai ser criado um pátio, de modo a melhorar as condições de iluminação e ventilação, sendo necessário, depois, o reforço estrutural ou a introdução de novos elementos estruturais. A comunicação vertical é integralmente redefinida para tornar a sua utilização mais cómoda.

O pátio localizado a norte será requalificado integralmente, com um pavimento lajeado de betão, de modo a torná-lo utilizável, e a cisterna será recuperada exteriormente e selada interiormente com uma membrana impermeabilizante e de retenção.

A composição do imóvel no seu interior, que era definido por quartos com instalações sanitárias comuns e cozinhas e salas partilhadas, foi alterada. As unidades de alojamento temporário deram lugar a pequenas unidades autónomas, com 17 tipologias compreendidas entre o T0 e o T2, mantendo-se, contudo, uma sala comum, para convívio dos seus utilizadores, e um espaço de lavandaria com acesso direto ao pátio exterior.