Olha o Républica!

Resultado de imagem para imagens de republicas de coimbra

Não se trata de anunciar a venda deste Jornal,fundado em 15/01/1911,por António José de Almeida,e extinto por questões partidárias,em 1976!por pretensas ligações ao partido Socialista!

A questão satírica que proponho,é baseada num texto que acabei de ler,assinado por António Marinho e Pinto e Emidio Guerreiro,sobre as Republicas Académicas!

Sobre a falta de Regulamentação Municipal sem a qual não é possivel classificar os imóveis!Penso que o aproveitamento das imobiliárias,não se prende com a ganancia do lucro,tão simplesmente,mas também com o aproveitamento dos "furos" da legislação!Especulação,sempre existiu!

Quando cumpri serviço militar,tinha nas fileiras um soldado,que por graça se chamava "Cunha"e era transmontano abrutalhado,falava e gritava muito alto!

Um dia os companheiros vieram fazer-me queixa que não conseguiam dormir,porque o dito Cunha,gritava toda a noite:Ó Rosa,minha querida Rosa,estou para aqui sózinho e sinto muito a tua falta!

Depois de várias queixas,chamei-o ao Gabinete e e perguntei-lhe com alguma subtileza o que se passava.Contou-me então que a Rosa era a sua mulher amada,sem a qual não podia passar!E então.tens assim uma relação tão próxima com ela?

Vais para a Guiné,não sabes o que vai acontecer,que pensas disso?Meu Alferes,morro ,mais depressa sem ela do que na Guiné!Mas tens relações sexuais com ela?-Só uns beijos e uns apalpões!Quando quero ir mais longe,digo-lhe:Ó Rosa,olha um avião!Ela olha para o Ar eu aproveito e meto-lhe a mão por baixo da saia!Levo logo uma chapada!

Como a cena foi recorrente,mandei dar-lhe uma carecada!

Ó meu Alferes,quando agora for a casa,a Rosa nem me vai conhecer!

Por isso ò Manel leva uma vida cuidada,toda a gente te conhece!Não olhes para o Avião,olha mais cá para baixo,senão,ainda te metem a mão por baixo,e nem terás tempo de dar a tal chapada!

Olha o Republica! 

Luís Constantino