Salatinas

Salatinas.png

 

FERNANDO FALCÃO MACHADO, “Acerca da palavra Salatina” (“Revista de Portugal”, Série A: Língua Portuguesa, volume XXII, n.º 157, julho 1957, págs. 249-253)

Neste estudo, o publicista e jornalista Fernando Falcão Machado (1904-1993) analisa as várias teorias surgidas ao longo dos tempos para explicar o enigma da origem e etimologia da palavra “salatina”, usada para designar a população residente na Alta de Coimbra, desde as que a ligam ao bairro latino, à via latina, aos  piratas da cidade marroquina de Salé, ao sultão Saladino, ou, finalmente, ao uso da palavra “saladinos” nalgum discurso encomiástico da bravura das gentes de Coimbra que lutaram ao lado de D. Afonso IV na batalha do Salado.

“Adversários” dos “salatinas” eram os “chibatas”, cujo domínio, ao que suponho, não se limitaria à baixa de Coimbra (o antigo “arrabalde”), mas entrava pela “Almedina”, até à área do Quebra-Costas e Sobre-Ribas, zona fronteiriça onde se travariam com mais frequência as escaramuças entre os dois grupos. 

Mário Torres