A Académica e o Penafiel empataram este domingo 1-1, em jogo 27.ª jornada da 2ª Liga, disputado em Coimbra.
Os golos foram marcados na primeira parte, com o Penafiel a abrir o marcador aos 15 minutos, por Fábio Fortes, e a Académica a empatar aos 21 minutos, por Chiquinho, na transformação de uma grande penalidade. Com este resultado a Académica desce para a terceira posição, com 45 pontos, a um de Arouca e Santa Clara, que é o novo líder da 2ª Liga, enquanto o Penafiel mantém a perseguição aos primeiros lugares, com 44 pontos.
Sem vencermos há três jogos, dois deles em casa, começa a ficar complicada a subida.

É certo que a Briosa entrou a dominar o encontro e, aos 10 minutos, Balogun podia ter aberto o ativo, mas o remate em corrida na pequena área passou muito por cima da trave, depois de um cruzamento atrasado de Chiquinho.

Contra a corrente de jogo, o Penafiel inaugurou o marcador, aos 15 minutos, num cabeceamento de Fábio Fortes sem hipótese para Guilherme, que este domingo se estreou ao substituir o habitual titular Ricardo Ribeiro, ausente por castigo.

O avançado penafidelense correspondeu da melhor forma ao cruzamento da esquerda de José Gomes, após uma jogada que começou numa perdida de bola da briosa no seu meio campo.

O empate chegou seis minutos depois, numa grande penalidade convertida por Chiquinho, a castigar o derrube de Rafa Soares a Balogun.

Em cima do minuto 45, o guarda-redes da equipa duriense voou para evitar o golo de Nélson Pedroso, na marcação de um livre direto.

No segundo tempo, a Académica continuou a carregar mais, mas com poucas oportunidades flagrantes de golo, enquanto o Penafiel se limitou a gerir o jogo, sem procurar chegar à vitória.

Djoussé, aos 69 minutos, não conseguiu emendar para golo na pequena área do Penafiel, e João Real, aos 89, cabeceou por cima, na marcação de um canto, esgotaram as oportunidades de golo.

Jogo no Estádio Cidade de Coimbra.

Académica - Penafiel, 1-1.

Ao intervalo: 1-1.

Marcadores:

0-1, Fábio Fortes, 15 minutos.

1-1, Chiquinho, 21 (grande penalidade).

Equipas:

- Académica: Guilhermo, Mike, João Real, Zé Castro, Nélson Pedroso, Dias, Guima (Ki, 73), Chiquinho, Luisinho (Piqueti, 82), Balogun e Alan Júnior (Djoussé, 63).

(Suplentes: João Alves, Ki, Djoussé, Brendon, Fernando Alexandre, Piqueti e Tozé).

Treinador: Ricardo Soares.

- Penafiel: Ivo, Kalindi, João Paulo, Luís Pedro, José Gomes, Romeu, Rafael Sousa, Ludovic (Hélio, 90+3), Gustavo, Gleison (Fábio Abreu, 76) e Fábio Fortes (Vasco Braga, 84).

(Suplentes: Tiago, Luís Dias, Hélio, Fábio Abreu, César, Diouf e Vasco Braga).

Treinador: Armando Evangelista. 

Árbitro: Nuno Almeida (AF Algarve).

Acção disciplinar: Cartão amarelo para Romeu (23), Dias (47), Rafa Sousa (52), João Paulo (74), José Gomes (80) e Ludovic (90+2).

Assistência: 4.136 espetadores.

A-CA-DÉ-MI-CA

ACA-DÉ-MICA

BRIOOOOSAAAAAAAAAAAAAA!....


Fotos AAC.OAF  e Bruno Teixeira Pires