ACADÉMICA-FARENSE DA TAÇA DA LIGA MARCA ARRANQUE DA ÉPOCA 2019/20

taca-da-liga.png

 A festa foi linda, pá! Exibe-se a Taça, entram e ondeiam bandeiras de todos os clubes que a vão disputar, ouve-se música, só não rufam tambores. Uma pena!

Entram as equipas. Há palma e mais palmas, Nem um assobio, mesmo para o árbitro, que, não mero acaso, viria a merecer muitos.

Bancada bem composta.

Começa o jogo. A meu lado, no meio daquela bancada em que desde há muito me não sentava, um miúdo, equipado de Académica, por dentro e por fora, grita, sem obter acompanhamento nem eco – a Mancha estava, só, na banca fronteira – BRIOSA, BRIOSA. Olha em volta, vira-se para um outro jovem que o ladeava, e explica a táctica da Académica: 4-4-2 a defender, 3-4-3 a atacar.

Pelo meio das explicações, que também ouvi atentamente, gritos de incitamento aos atletas, que devia conhecer como as palmas da mão, e um “fi…”, que se ficou mesmo pela primeira sílaba, devido a um amarelo que o árbitro mostrou a um atleta da Académica, quando, em situação anterior semelhante não mostrara nada ao atleta do Farense.

Foi um jogo diferente este; houve um miúdo – joga nos infantis, disse-me – que mostrou saber de futebol, e, que, o que é raro, também É SÓ da Académica, como me afirmou depois de me perguntar se eu também era SÓ da Académica.

Antes do jogo terminar, perguntei-lhe qual o melhor da Académica em campo. Respondeu-me que o Chaby ou o Barnes. No final dos penáltis, o voto foi para Tiago Pereira, por ter “dado” a vitória à Académica” ao defende duas grandes penalidades

Concordei.

Dificilmente voltaremos a cruzar-nos. No entanto, relembrá-lo-ei sempre pelas brilhantes lições de táctica foi desenvolvendo ao longo do jogo, pelo arreganho com que apoiava a equipa, e, também, por aquele “fi…”, que não passou disso. Mas lá que o árbitro foi um “camurso”, foi!

 

Indo directamento ao jogo:

A Académica seguiu em frente na Taça da Liga de futebol, ao vencer o Farense por 4-3, no desempate por grandes penalidades, após empate a uma bola no fim do tempo regulamentar.

Os golos aconteceram nos últimos 15 minutos: primeiro, para a equipa algarvia, por André Vieira, aos 78 minutos; e depois, para os anfitriões, aos 89 minutos, ‘carimbado’ por Reko.

Apesar de os golos terem sido apontados já perto do final, as melhores oportunidades dos dois conjuntos da II Liga registaram-se na primeira metade do jogo.

A Académica foi a primeira equipa a criar perigo, aos cinco minutos, num remate em arco de Chaby, que esteve muito ativo nos primeiros 45 minutos, mas que se ‘apagou’ no segundo tempo.

Sete minutos depois, o mesmo jogador chegou ligeiramente atrasado para emendar uma bola para golo.

O Farense dispôs de uma grande oportunidade aos 19 minutos, mas o chapéu de Mayambela, que estava isolado, saiu ligeiramente ao lado da baliza defendida por Tiago Pereira.

À passagem da meia hora, a equipa algarvia voltou a dispor de uma boa ocasião, com o cabeceamento cruzado de Fábio Nunes a levar a bola a rasar o poste, no seguimento de um cruzamento de David Sualehe.

Dois minutos depois, foi a ‘briosa’ a desperdiçar uma dupla oportunidade, com Ki e Hugo Almeida a não chegarem à bola dentro de área, no seguimento de um cruzamento de Barnes Osei para a área.

O Farense abriu a contagem aos 78 minutos, por André Vieira, depois de Fabrício Simões se ter desmarcado na direita e assistido o companheiro que, na ‘cara’ do guarda-redes, atirou para golo.

O empate da Académica surgiu aos 89 minutos, por Reko, de cabeça, que correspondeu da melhor forma a um livre indireto de Leandro Silva.

No desempate por grandes penalidades, a ‘briosa’ foi mais eficaz, ao conseguir concretizar quatro pontapés, com destaque para o seu guarda-redes Tiago Pereira, que susteve dois remates da equipa algarvia.

Neste seu primeiro jogo oficial, a Académica mostrou que alguns dos “reforços” são-no mesmo, mas, no entanto, há muito trabalho ainda a fazer Parece-nos que o treinador já está, como os seus antecessores, refém do nome “Castro”, o que lhe poderá  vir a trazer amargos de boca.

 

Jogo no Estádio Cidade de Coimbra

Académica – Farense, 1-1 (4-3 nas grandes penalidades). Ao intervalo: 0-0.

Marcadores: 0-1, André Vieira, 78 minutos. 1-1, Reko, 89.

Desempate por grandes penalidades: 1-0, Leandro. 1-0, Alvarinho (defesa de Tiago Pereira). 2-0, Zé Castro. 2-1, Cássio. 3-1, Barnes Osei. 3-2, Fabrício Simões. 3-2, Mauro Cerqueira (defesa de Hugo Marques). 3-3, Miguel Bandarra. 4-3, Dany. 4-3, Irobiso (defesa de Tiago Pereira).

 

Equipas:

– Académica: Tiago Pereira, Mike, Silvério, Zé Castro, Mauro Cerqueira, Reko, Leandro Silva, Ki (André Claro, 67), Barnes Osei, Chaby (Teles, 84) e Hugo Almeida (Dany, 67).

 

– Farense: Hugo Marques, Miguel Bandarra, Rafael Vieira, Cássio, David Sualehe, Fabrício Isidoro, Filipe Melo, André Veira (Irobiso, 80), Fábio Nunes (Alvarinho, 75), Mayambella (Furlan, 86) e Fabrício Simões.

 

Árbitro: João Gonçalves (AF Porto), com uma arbitragem tendenciosa, sempre em desfavor da Académica

Imagens retiradas da net

 

A-CA-DÉ-MI-CA

ACA-DÉ-MICA

ACADÉMICA

 

BRIIOOOSAAAAAAAAAAAAAA!....

 

https://www.facebook.com/noticiasdecoimbra/videos/2850578174993064/