COMUNICADO

A Associação Académica de Coimbra / OAF SDUQ, Lda vem por este meio informar o seguinte:

 academica15.jpg


Em consequência das posições publicamente manifestadas por um conjunto de associados, relativamente ao processo de validação por parte dos sócios da Briosa da proposta para constituição de uma Sociedade Anónima Desportiva na Académica, vem a Direção da AAC / OAF esclarecer o seguinte:

 

1 - Em 1 de Junho, mais de 60 % dos associados que votaram nos Corpos Sociais eleitos, fizeram-no na convicção de que a Direção proporia um modelo de Sociedade Anónima Desportiva, onde a Académica não ficaria detentora da maioria do capital social.

 

2 - Fê-lo essa maioria de associados conhecendo a disposição estatutária que impedia que a Académica tomasse parte em Sociedades em que não fosse detentora da maioria do capital social, que é o mesmo que dizer que o fez, consciente de que a validação do processo de criação de uma Sociedade Anónima Desportiva, implicava a revisão prévia do texto dos estatutos, para permitir a realização de uma Assembleia Geral de Voto (no caso, de um referendo) em que a questão fosse decidida.

 

3 - Impedir a revisão estatutária, como se fosse esta a fornecer a solução final ao processo de constituição da SAD não corresponde à verdade. Como se disse, a revisão estatutária apenas se destina a permitir que todos os sócios possam expressar a sua posição livremente, sobretudo tendo em conta que a 1 de junho a grande maioria votou numa lista que propunha a constituição de uma SAD.

 

4 - Em suma, o que discutirá na quinta-feira próxima, não é a constituição ou não de uma SAD, nem os moldes em que esta funcionará, mas a possibilidade de decidir essas e outras questões, através do voto dos sócios, no próximo dia 29 de Novembro.

 

5 - Aquilo que pretendemos é que os sócios se possam pronunciar livremente, através da realização do referendo, um instrumento democrático por excelência, realização essa que deverá constituir antecâmara de uma decisão sólida e maioritariamente expressa, que projecte o futuro da Briosa, qualquer que seja o seu sentido.

 

6 - Ao contrário de que alguns afirmam publicamente, a clivagem na Académica instalar-se-á efetivamente se não for dada voz a todos e se todos não tiverem a oportunidade de participar ativamente num processo de escolha que, como publicamente é notório, não é consensual.

 

7 - Nestes termos, apela a Direção da Académica a uma participação massiva dos sócios na Assembleia Geral de dia 21 e a que – independentemente da posição que tenham sobre a proposta de constituição de SAD – se não deixem instrumentalizar por posições demagógicas e antidemocráticas que mais não pretendem do que arranjar expedientes para impedir a participação de todos.

 

8 - Para a Direção da Académica o importante é que todos participem, porque o que sempre dissemos é que, para nós, a decisão será sempre dos sócios.

 

A DIREÇÃO DA ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DE COIMBRA / OAF