Editorial 08-02-2020

A SEMANA

Bem que poderia ter sido diferente, se diferente fosse o comportamento dos deputados no parlamento.

Para não surpreender, ficou-se pelo expectável, com a abstenção ao serviço da passagem do OE2020, por todos criticado, principalmente pelos deputados subservientes, destros e canhotos. Nem o Livre encontrou a liberdade para remeter a Joacine para catar moreira.

Parece que por Belém, em matéria de estabilidade, o diagnóstico antecipado não esteve afastado da realidade conhecida.

Como na capital secular do País, onde o metro só funciona em determinados ofícios, na capital (oficiosa) dos políticos, ensaiou-se um golpe para paralisar, por motivos subterrâneos, o metro lisboeta. Talvez, suspeita-se, o esticar do metro se prepare para esticar o preço do “navegante” a troco da prometida acentuada baixa de impostos para 2021 que, não se sabe, poderá não ter tido o consentimento do, ainda, ministro Centeno.

Entretanto, o interior, cada vez mais distante de tudo e recebendo, apenas, a visita pontual de alguns turistas fartos da exposição a contágios fáceis nos passeios à volta do mundo, as nossas gentes vivem mais angustiadas pela eventualidade de serem surpreendidas por um novo “coronavírus”, onde o INEM levará tempos intermináveis para prestar o transporte “adequado” até ao longínquo “socorro”. É que, a DGS não leva às televisões comunicadora capaz de esclarecimento inspirador de confiança.

Coimbra, com a sua Universidade sempre à frente, galardoou o ex-comissário europeu Carlos Moedas, pelo seu trabalho no programa Horizonte 2020, em prol da ciência, inovação e investigação. O Prémio Universidade de Coimbra 2020 foi decidido e atribuído por unanimidade do júri.

O Ponney não pode deixar de lembrar os seus leitores que decorre até 12 de Fevereiro próximo o prazo para apresentação de candidaturas para a categoria de Terapeuta Ocupacional para o Centro de Actividades Ocupacionais da AFSD Cavalo Azul. Passe a palavra.

Amanhã, Domingo, a nossa Académica visita Chaves para o encontro com início aprazado para as 15:00 horas. Não se espera outra coisa que não seja a conquista dos três almejados pontos.

SBjr