Editorial 31/10/2025

EDITORIAL 31 10 2026

A ESPERANÇA É A ÚLTIMA A MORRER...

Quando me deparo com grandes contrariedades costumo lembrar-me que “a esperança é a última a morrer e até quando o coração pára a esperança ainda continua lá”! Tenho esta ideia como uma espécie de oração, o que não evita que veja que a “coisa está a dar para o torto”.

Acredito, pelo que sei sobre História, que este pensamento da esperança é o que tem animado a humanidade ao longo de séculos e séculos. A esperança dá força, a esperança é a própria força para continuarmos a acreditar que “depois da tempestade vem sempre a bonança”.

Essa esperança foi lembrada com « GRANDES HERÓIS EM COIMBRA» onde as heroínas e heróis trouxeram para Coimbra medalhas de ouro do 8.º Campeonato Europeu Aberto de Natação e Natação Artística para Síndrome de Down. Em Coimbra não houve festa municipal, mas a esperança revelou-se na sua singeleza e O Ponney não quer deixar passar este enaltecimento.

A esperança vem sempre acompanhada com a solidariedade. Por isso O Ponney dá a boa notícia «VEM AÍ MAIS UM ESTENDAL SOLIDÁRIO DA CÁRITAS DE COIMBRA». Quando a alma não é pequena, vale sempre a pena fazermos parte desta esperança.

A esperança, para ser eficiente, é, também, necessário que se vejam os erros como o artigo que apresentamos «ALTA VELOCIDADE A PATINAR COMO O “METRO” COIMBRA ESTEVE». Deve planear-se bem os investimentos em infraestruturas (com a discussão pública), mas, depois, a sua realização não pode continuar a “patinar”.

Como também andam a patinar na luta pela defesa do ambiente. Infelizmente anunciamos que continuam os «CRIMES INTERNACIONAIS CONTRA O AMBIENTE» o que contraria todos os esforços na defesa da ecologia. São criadas mais e mais medidas para condicionar a vida dos cidadãos mundiais, mas faltam medidas internacionais mais atentas ao que fazem os países.

Continuando com a esperança de mudar o que anda mal em Portugal, há muitos anos a esta parte, O Ponney traz o artigo «PORTUGAL CONTINUA COM GRANDES DESIGUALDADES ECONÓMICAS» mostrando um certo aumento da miséria em Portugal que é necessário combater com mediadas de esperança.

Depois temos a tira de banda desenhada da DANI inserida no projeto CHAngeing Excellence Hubs e a promoção de estilos de vida saudáveis inspirados pela dieta Mediterrânica.

Nos artigos de opinião trazemos o texto escrito por Paulo Freitas do Amaral que nos lembra «PORTUGAL, O PAÍS QUE DEU O NOME À LARANJA» um dos alimentos importantes na dieta Mediterrânica.

O artigo de Rosário Portugal, nossa grande amiga, traz o artigo «MAIS ATENÇÃO AOS JOVENS» num aviso importante para todos nós.

Fechamos os artigos de opinião com a nossa sempre presente Manuela Jones que desta vez nos traz o artigo «SEGREDOS DO TEMPO - HISTÓRIAS DE DOR E ESPERANÇA» e é dessa esperança que nos dá o mote a O Ponney desta semana.

Para todos quantos entendam criticar ou elogiar, agradecemos que nos enviem para o endereço de e-mail d’O Ponney :
info@oponney.pt

Saudações conimbricenses;

José Augusto Gomes
Diretor do jornal O Ponney