ARTE

jose-eliseu33.jpg.pngjose-eliseu34.jpg.png

 Arte, não é o que meia dúzia de pedantes quer que seja...

Pelo menos, não devia ser.

O que é para mim, poderá não ser para ti. O que muito tocará os teus sentidos poderá não passar de algo puramente desinteressante para outros.

Os "ismos" de que é rotulada não passam de tretas.

Existem defensores de que o simples copismo fiel do mundo que nos rodeia não é arte, por muito bem executada que seja. Defendem o absurdo que se escuda num pseudo intelectualismo mórbido, arrogante, servidor de conceitos que roçam o rocambolesco que só servem o mercantilismo existente, como se tudo o mais não fosse cotado na bolsa de valores.

Valores esses, alguns fabricados até com mérito por alguns que durante anos souberam impor um estilo, quantas vezes duvidoso, ou por falta de talento ou meramente propositado a fim de obter reconhecimento. Não deixa de ser arte por isso.

Abomino a ideia de me agarrar a um estilo único que me prive de novas sensações vividas em experiências múltiplas, consoante o estado de espírito na hora da criação de algo a que se possa vir a chamar arte.

Pinto conforme me dá na gana, com e da maneira que na hora me dá prazer. Obtendo-o tanto no retrato como numa paisagem campestre ou ruela urbana. A pincel ou espátula, divirto-me retratando o que vejo, sinto e me vai na alma, não ligando pêva a estilos ou preocupação em manter uma linha facilmente reconhecível.

Isso é morrer como artista.

Salto do óleo para o acrílico mexendo em apontamentos de aguarela conforme a ocasião. Não serei nunca um génio em nenhuma dessas técnicas e nem o estatuto de aprendiz terei perante alguns que tanto admiro.

Irrito-me e mudo de opinião facilmente. Não consigo comportar-me como o burro do moleiro que sabe de cor o caminho e o trilha dia após dia sem dele se afastar.

Empanca até, se o tentarem levar por outro.

A beleza da arte está nos olhos de quem a mira. O mesmo olhar que se extasia perante um abstrato pode maravilhar-se diante de um hiper-realismo .

Pelo meio existem outros "ismos" dignos de admiração concebidos por artistas de coração, com ou sem formação.

A Arte é isso mesmo. Tudo o mais são tretas...

As fotos que ilustram este texto representam obras do mesmo autor em contextos tão diversos como deve ser diversificada a arte, sem o pedantismo que a contemporaneidade nos contempla...

José Eliseu