GOVERNAMENTAL INCAUTELA

Sande124.png

 

Não se fizeram turmas bolha. Pelo contrário, aumentaram-se os alunos por turmas para tentar obstar ao envolvimento de mais docentes.

Ainda assim o Ministério da Educação não teve capacidade quer para assegurar todos os professores necessários, quer para colocar os operacionais em falta, desde há anos, nas escolas.

As regras e orientações determinadas pela DGS, ainda que com todas as vacilações conhecidas, ainda que não acatando as recomendações que tantos especialistas têm vocalizado nos horários nobres das televisões, não podem ser postas em prática pelo mesmo governo que tutela a DGS, porque não garante capacidade, quer ao Ministério da Educação, quer ao poder local.

As propaladas promessas de brigadas para apoiar os Lares, antevendo-se o avanço da 2ª vaga que já se fez bem notória, esbarram com a incapacidade de recrutamento do Ministério da Saúde, o qual não pode alegar o desconhecimento de tal problemática já herdada.

As, agora, propaladas promessas de “task force’s” para assegurar a assistência e atendimento de Utentes do SNS – que nunca deviam ter sido suspensos – vão esbarrar, frontalmente, com a mesma incapacidade de recrutamento. Sabem bem porque tantos profissionais de saúde emigraram!

As artes de ilusionismo só produzem ilusões. É uma monumental governamental incautela o Primeiro Ministro continuar a arvorar-se em impenitente optimista!

Importa salvar vidas mais do que defender sistemas!

Perpétua Paciência