Milhares ameaçam boicotar a Gillette “tóxica”

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 Quase 3 milhões de visualizações em pouco mais de 48 horas e reações virais, que passam pelo elogio, mas reunem muito mais ameaças de boicote. Se a intenção do novo anúncio da Gillette era a de agitar consciências e sublinhar uma mudança, o objetivo foi alcançado.

Em “Believe”, nome do vídeo que a Procter & Gamble (proprietária da marca) apresentou no domingo através das suas plataformas internacionais, a Gillette abandona o seu velho slogan “The best a man can get” (o melhor que o homem pode obter), para “The best men can be” (o melhor que o homem pode ser). A ideia é a de combater os comportamentos machistas enraizados na sociedade, apelando a um novo conceito de masculinidade.

O anúncio recorre, também, a pequenos excertos de vídeos reais para expor o que classifica de “masculinidade tóxica”, ilustrando situações de violência entre jovens, assédio sexual contra as mulheres e cyberbullying, para depois mostrar exemplos de comportamentos mais adequados, a que alguns chamam amaricados.

“É tempo de tomar consciência de que as marcas, como a nossa, influenciam a cultura”, justifica a Gillette no comunicado em que aborda o objetivo da campanha. Nele, a marca assume que pretende ser “uma empresa que encoraja os homens a serem o melhor de si mesmos”, para ajudar a criar uma mudança positiva.

Os consumidores estão divididos. Até esta terça-feira de manhã, o vídeo conquistou no Youtube cerca de 30 mil ‘gostos’, mas um número bastante superior de pessoas clicou no botão ‘não gosto’( 236 mil), sobretudo clientes da marca que ameaçam deixar de comprar os produtos Gillette, por se dizerem ofendidos e, mesmo, indignados com a mensagem transmitida.

“Como destruir uma empresa num minuto e 49 segundos”, pode ler-se num comentário, recordando um outro assumido consumidor: “Vocês precisam de nós, nós não precisamos de vocês”.

Antes de comprar, pensa se deves ou não usar produtos da marca!

http://www.youtube.com/watch?v=koPmuEyP3a0&t=1s