SINAL CONTRADITÓRIO

Cidalia-Santos7.png

Ao longo da caminhada, vários são os sinais com os quais cruzamos, mas muitas vezes, há sinais que não vemos, ou porque estávamos distraídos ou ignoramos.

Os sinais são indicadores/ orientadores para algo... e, muitas vezes, esses sinais são as próprias pessoas que estão ao nosso lado ou que passam pela nossa vida. Neste caso, nós podemos ser sinal para o outro, mas também ser sinal contradidório.

Ser sinal contraditório constitui um 'peso', pois muitas vezes as acções não são compreendidas e entendidas, podendo levar à indiferença e rejeição.

Como entendo a contradição? Como reagimos à contradição? Como reagimos face ao outro? Compreendemos, ignoramos ou rejeitamos?

Simeão, quando tinha o Menino nos braços disse à sua mãe: «Eis que este menino está destinado a ser o responsável pela queda e pelo soerguimento de multidões em Israel, e a ser um sinal de contradição, de maneira que a intimidade dos pensamentos de muitos corações será revelada. Quanto a ti, todavia, uma espada traspassará a tua alma (Lc 2, 34-35 )».

Que os sinais contraditórios que fazem parte da nossa caminhada, nos ajudem a interiorizar e a olhar para o horizonte, pois Ele é a nossa esperança e fortaleza, e luz que nos conduzirá por sendas mais direitas.

Cidália Santos