ALI BABA E OS SEUS LADRÕES

ALI-BABA-E-OS-SEUS-LADROES.jpg.png

 

Esta é tão antiga que se perdeu a conta à multiplicação dos ladrões.

Já há quatro dezenas de anos, roubaram ao Povo os fundos acumulados na Caixas de Previdência. Entregaram-nos à Segurança Social sob uma tutela alargada, para confundir impostos com descontos para a Previdência/ Segurança Social.

Em vez de fazerem Solidariedade com as receitas dos impostos, em vez de assegurarem a Assistência Social aos necessitados, com as receitas dos impostos, em vez de atribuírem subsídios a IPSS com as receitas dos impostos, delapidam os Fundos, pertença exclusiva daqueles que descontam do rendimento do respectivo trabalho.

Mas, porque o bando não pára de crescer, Ali Baba através de uma oleada propaganda suportada pelos Fundos dos Trabalhadores, sentiu necessidade de encorajar aqueles que mais trabalham, através de duplo emprego, a descontarem mais para uma melhor ou segunda reforma.

A maioria dos Trabalhadores deixou-se arrastar pela propaganda, manhosa, e descontaram para o sistema privado (seguros, banca, etc.) e, do segundo emprego, para a Segurança Social.

Também os fundos privados foram saqueados, porque, ao contrário da demografia, a quadrilha de Ali Baba não para de crescer. Ao mesmo tempo, foram descuidados os registos das carreiras contributivas dos Trabalhadores, ficaram desactualizados, em arquivos desorganizados, de difíceis pesquiza e consulta para apurar as respectivas pensões de reforma.

Muitos, nunca se saberá quantos, recebem pensões de reforma menores do que aquelas a que têm direito, porque um qualquer funcionário público disse que aquele seria o valor de “direito”. No caso daqueles que acumularam duas carreiras contributivas, na hora da reforma, à da Segurança Social é roubada uma enorme fatia, a título de penalização por ter trabalhado e descontado demais. Independentemente de só ter direito a ela depois de longas filas de espera para obter uma senha de atendimento; para confirmar a correcção dos registos da carreira contributiva; depois de longa espera pela necessária e indispensável correcção; e nova longa fila de espera para obter nova senha de atendimento; para, finalmente, entregar o Requerimento da Pensão de Velhice, que lhe será concedida numa data nunca retroactiva, mas sempre posterior à data da entrega do requerimento.

Este é um expediente manhoso, que Ali Baba determinou, para extorquir verbas para subsidiar os fundilhos coçados dos elementos da quadrilha crescente que limpam o pó das cadeiras dos organismos públicos, nomeadamente no MTSSS subdividido por todos os distritos e não se sabe quantas mais repartições, repletas de “burros” que não percebem que a penalização aumentaria a incidência de IRS, sempre com retenção na fonte.

Entretanto, novo problema se “alevanta” ao Ali Baba: a quadrilha crescente tem uma nova dificuldade! Não encontra lugares suficientes nas autarquias, cada vez mais enxameadas de independentes. Por isso, quando se julgou que de novos partidos já bastava o Chega, agora será obrigatório criar o novo partido dos independentes.

Como, adivinha-se, será difícil obter um consenso em torno de estatutos comuns a todos os tipos de independências, parece que as próximas autárquicas irão satisfazer os anseios da quadrilha crescente, a que nem um rio é capaz de lhes matar a sede.

Sande Brito Jr

19-02-2021