MAU GOSTO OU IRRESPONSABILIDADE.

 Pedro-Dias.png

Um espectáculo talvez inapropriado num espaço destinado ao culto religioso.

Como muitos dos meus amigos sabem SOU ATEU. E nem vale a pena adiantar nada, quanto às implicações que isto tem na minha vida e no modo de ver os fenómenos religiosos. Mas. mesmo não acreditando na existência de Deus, respeito igualmente todas as religiões e os seus lugares de culto. Creio que os lugares de culto devem ser preservados de usos, que em cada sociedade, possam ferir a susceptibilidades dos que são crentes, sejam cristãos, budistas, hindus, muçulmanos, o que sejam.

Estão aqui 4 fotos que mostram um espectáculo na igreja da Misericórdia de Leiria. NÃO GOSTEI DE VER, MAS PROVAVELMENTE, NÃO SENDO CRENTE, É PORQUE SOU APENAS BOTA DE ELÁSTICO OU REACCIONÁRIO.

O espectáculo foi organizado com a autorização do vereador da Cultura, que permitiu a utilização do espaço, para a realização da "performance" de dança contemporânea.

No entanto, é bom notar que a igreja da Misericórdia já não é usada para culto. Como o templo necessitava de um restauro bastante dispendioso, em 2014, o bispo de Leiria-Fátima, o agora Cardeal António Marto, assinou o decreto de redução do espaço ao uso profano. CLARO QUE ISTO MOSTRA A IRRESPONSABILIDADE DA IGREJA, E A SUA INCAPACIDADE PARA CUIDAR DOS SEU PATRIMÓNIO SACRO, AINDA POR CIMA NUMA DAS MAIS RENTÁVEIS DIOCESES DO MUNDO.

Pedro Dias