science-battle-fb-2022.1200x0.png

O envio de questões para os investigadores está aberto até ao próximo dia 16 de junho. O evento final acontece a 30 de setembro.

20 maio, 2022≈ 2 mins de leitura

A Universidade de Coimbra (UC) vai participar na segunda edição da Science Battle do consórcio EC2U (European Campus of City-Universities), uma competição entre cientistas e investigadores de quatro universidades da aliança: UC, Portugal; Universidade de Iasi, Roménia; Universidade de Jena, Alemanha; e Universidade de Salamanca, Espanha.

A primeira EC2U Science Battle decorreu em 2021. Contou com a participação de investigadores das universidades de Pavia (Itália), Poitiers (França) e Turku (Finlândia) e foi a Universidade de Pavia a grande vencedora da 1.ª edição.

Questões como: Será que os invisuais sonham a cores? Será a Inteligência Artificial capaz de escrever uma peça como Shakespeare? Quantos espelhos são necessários para ver a nossa imagem refletida mais de 100 vezes?, vão ser colocadas aos investigadores das várias instituições.

O envio de questões está aberto até ao próximo dia 16 de junho e deve ser feito para o endereço ec2u@uc.pt, com o assunto “Science Battle 2022”. Um júri irá selecionar as perguntas que serão colocadas aos investigadores no dia 30 de setembro, dia escolhido para o evento.

Mais informações sobre a Science Battle e a Aliança EC2U.

Sobre a EC2U

EC2U é uma Aliança Universitária Europeia multi-cultural e multilingue coordenada pela Universidade de Poitiers (França) e inclui a Universidade de Coimbra (Portugal), Universidade Alexandru Ioan Cuza de Iasi (Roménia), Universidade de Salamanca (Espanha), Universidade de Pavia (Itália), Universidade Friedrich Schiller de Jena (Alemanha) e a Universidade de Turku (Finlândia). O propósito da Aliança é desenvolver um espaço aberto e inovador que permita fluxos de mobilidade livre entre universidades e cidades, ultrapassando assim as visões estereotipadas das identidades regionais e nacionais. A Aliança baseia-se numa cooperação única entre universidades e cidades, envolvendo comunidades académicas, municípios, autoridades regionais, agentes socioeconómicos e cidadãos. A EC2U promoverá uma iniciativa global sem precedentes, baseada em desafios assentes nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS