Editorial 20/10/2023
ESPERANÇA
Sem esperança pouco ou nada fazemos.
Contrariamente ao que algumas pessoas afirmam, a crítica ao erro é um sinal de esperança. Esperança para haver espaço à correção e esperança em que possamos todos manter o juízo crítico.
É esta a base do jornal O Ponney - manter o juízo crítico com base na esperança!
Por essa razão escrevemos o artigo «AUTOMÓVEIS ELÉTRICOS - O QUE IMPLICA?» onde analisamos, tanto quanto possível, a vontade de ajudarmos o ambiente. A esperança de deixarmos aos nosso filhos um mundo menos poluído, mas a mudança está a ser bem feita? Cada leitor irá decidir por si, como não pode deixar de ser.
E é pelo juízo critico que também recomendamos o nosso artigo «CARTOONS CENSURADOS SÃO A PORTA PARA A DITADURA»- será que há esperança na Democracia quando a opinião política gráfica, conhecida por ‘cartoons’, está a pouco e pouco a ser censurada? Tanto a nivel mundial, mesmo a países que são considerados democratas, como a Portugal que se orgulha da sua liberdade, mas depois vai a pouco e pouco exigindo que o Estado censure a opinião dos cartunistas. O que surpreende mais é que essa censura esteja a ser exigida à Justiça, inclusivamente por governos autárquicos - como é o triste caso do que acontece a Coimbra. É preocupante que a cidade Universitária esteja a iniciar exigir a censura formal. Já não é a discussão pública se se concorda ou não - é mesmo o pedido para que o “Tribunal da Santa Inquisição” regresse a Coimbra. Ou a PIDE, como entenderem melhor.
Como é que Coimbra trata quem acolhe um animal abandonado e pede apoio à Câmara de Coimbra? Apesar do apoio a quem acolhe um animal de rua ser mais barato do que o custo para os serviços municipais em acolherem esse animal abandonado o executivo da CMC tem uma postura oposta. Por isso vamos entender, com um caso real, qual é o procedimento da CMC no artigo «QUE ACONTECE SE ADOTAR UM ANIMAL ABANDONADO EM COIMBRA?» Cada pessoa que ler irá perceber se este procedimento está ou não correto. Afinal, também é, a gestão do dinheiro público.
É exactamente sobre a Democracia Participativa e como cada um de nós pode proceder que trata o artigo «CADA UM DE NÓS TEM A CHAVE PARA MELHORAR!» Afinal é de esperança que tratamos.
Vamos manter a esperança e para isto contamos a história sobre um homem que foi condenado por um tirano. Esse homem implora mais um ano de vida, prometendo que, se a sentença for suspensa por um ano, irá ensinar o garanhão premiado do tirano a cantar hinos. O tirano concorda. Os outros prisioneiros divertem-se a ver este prisioneiro, todos os dias, a cantar pacientemente nos estábulos. Mas, quando os restantes prisioneiros troçaram da sua loucura, o homem respondeu que muita coisa poderia acontecer no prazo de um ano. O tirano podia morrer; o cavalo podia morrer. E quem sabe? O cavalo podia aprender a cantar.
Alguns podem achar esta história estúpida. Também costumava pensar assim. Mas, agora, já não tenho tanta certeza. Será que ter esperanças, ainda que utópicas e sujeita a grandes críticas, é melhor do que não ter qualquer esperança?
É com base nesta história que devemos ler o artigo “PORTUGAL PODE SER UM DOS PAÍSES MAIS PRÓSPEROS DO MUNDO” pois é sobre um livro que nos traz a esperança e o sentido crítico para Portugal. Afinal para cada um de nós. Embora o apelo do autor, Jaime Ramos, seja para as instituições morais (Igreja e Maçonaria) é uma esperança, mas, talvez mais importante, é o apelo ao pensamento crítico baseado numa longa experiência política e partidária de Jaime Ramos.
«27 DE OUTUBRO - DIA DE ORAÇÃO E DE JEJUM PELA PAZ » e se de Esperança se trata cada um de nós, tem a obrigação de nos envolvermos. Por isso o Papa Francisco convoca-nos para «um dia de jejum e de oração, de penitência, na sexta-feira, 27 de outubro», convida-nos a unirmo-nos aos irmãos e irmãs doutras confissões cristãs e doutras religiões bem como a todos os que se preocupam pela causa da paz no mundo, e pede a todas as Igrejas particulares que participem nesta iniciativa.
Se de verde esperança se trata então «VAMOS DISCUTIR A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL?» anunciando uma ação meritória.
«QUINZENA DA IGUALDADE: PROJETO SEM DIFERENÇAS PROMOVE INICIATIVAS A FAVOR DA IGUALDADE E DIVERSIDADE» mantendo a nossa esperança.
Depois temos os artigos de opinião. Se a nossa colaboradora assídua, Manuela Jones, já nos convidou a ver os animais como nós, neste artigo convida-nos a ver « ANIMAIS QUE NÃO SÃO COMO NÓS...» Uma opinião que nos vai fazer sorrir.
Adriano Ferreira traz-nos um artigo na defesa da área metropolitana de Coimbra com a pergunta «O que é um "Cluster"?» Só lendo entendemos o contexto.
Já José Ligeiro aborda o assunto: «O SER HUMANO DOS DIAS DE HOJE» um artigo que levanta alguma polémica, mas não será importante questionarmos os conceitos adquiridos?
O artigo «OS VERDES ASSINALARAM INCÊNDIOS DE 15 DE OUTUBRO DE 2017
COM CAMINHADA EM PINHEIRO DE ÁZERE (SANTA COMBA DÃO)» lembra-nos o que não pode voltar a acontecer.
A secção de ginástica da Associação Académica de Coimbra (AAC) marcou mais uma vez presença no passado fim de semana na Loulé Cup e é disto que trata o artigo de desporto «Trampolins da Académica na Loulé Cup».
O artigo «O que esperar se uma lei marcial for declarada» acorda-nos para uma situação de guerra. Afinal a guerra não sai dos destaques dos noticiários.
Terminamos com a notícia da «10ª Corrida São Silvestre - CLS Brands faz 10 anos e Sorteia 500 euros a Participante em Véspera de Natal» - Desporto é vida e vida é esperança.
Sendo que a esperança nasce quando nos ouvimos uns aos outros, independente de estarmos ou não de acordo uns com os outros. Com base na educação o espírito critico é fundamental para corrigir o erro e dar forma à esperança de cada um de nós.
Para todos quantos entendam criticar ou elogiar, agradecemos que nos enviem para o endereço de e-mail d’O Ponney :
info@oponney.pt
Saudações conimbricenses;
José Augusto Gomes
Diretor do jornal O Ponney