Editorial 31/01/2025

EDITORIAL 31 01 2025

ESTAR CERTO É OPOSTO A TER “VERDADES ABSOLUTAS”

Entendo que estão certos todos os que questionam, tal como os que usam o humor como forma de se defenderem de ataques provocados pelas “verdades absolutas”. Lembra-me a história, que parece anedota, mas é puro humor, onde um amigo que resolve fazer um passeio pela Serra da Estrela. Numa das caminhadas, o meu amigo António, acabou por se perder, dado o imenso nevoeiro. O que alertou o socorro.

Iniciaram-se as buscas pela serra. Começaram a chamar pelo nome e a identificarem-se: “Senhor António, é a Instituição de Socorro. Onde está?” - isto a gritarem no meio do nevoeiro denso. Ouve-se uma voz, meio sumida do meu amigo António, que diz: «Já dei para a vossa instituição...”

Este é humor, diferente da piada, porque pode fazer-nos pensar, leva a que possamos questionar o funcionamento das instituições e sobre o quanto ajudam a sociedade. Com certeza não é tudo preto ou branco. Há cinzentos que devem ser considerados.

Na Democracia tem de haver muitas opiniões. Mas, a Democracia, também tem a sua pior patologia que é a demagogia. Quando os partidos, ou alguns deles, fazem discursos inflamados e depois agem em contrário com o discurso de arrebanhar votos põe em risco a Democracia. É necessário este artigo « QUEIJO NA RATOEIRA» para denunciar o que vai matando a Democracia.

Usando um tipo de humor que levanta questões está a página, “irmã” de O Ponney, o Movimento de Humor, que questiona, com humor, as situações que acontecem em Coimbra e por todo o país. Com mais foco em Coimbra.

O Ponney dá conta da tentativa de um processo nos Tribunais para tentar calar o Movimento de Humor no artigo « LIÇÃO DE ÉTICA E DE DEMOCRACIA». Um texto para ler e refletir sobre os direitos, a ética e a Democracia.

O artigo sob a forma de pergunta: «ESTÁ A “CHOVER” IRRESPONSABILIDADES EM COIMBRA?» relata alguns factos para que cada um possa decidir de sua justiça.

Como as perguntas ajudam à Democracia é importante quem as faça. Eis mais um artigo cujo título levanta uma pergunta «ELOGIO À MULTA ?».

Voltando ao humor, que não é piada, apresentamos o artigo «O PIOLHO NUM CARECA».

Também damos conta de que a «CÁRITAS DE COIMBRA PARTICIPA NO LANÇAMENTO DE UM NOVO PROJETO NA ÁREA DA SAÚDE MENTAL, EM BARCELONA»

Depois temos os artigos de opinião, que abrem com um artigo de fundo da autoria de Paulo de Carvalho, sobre o processo de decadência de Coimbra - na sua legítima opinião democrática.

O artigo de opinião com o título «CUIDAR MAIS DO FUTURO» é da nossa amiga, Rosário Portugal, onde dá testemunho do que, pelo menos parte dos jovens, passa. Talvez seja altura de nos apercebermos que apoiar os jovens não passa por baixar os impostos das pessoas com mais energia, mas saber gerir essa energia própria de gente que está interessada em dar o seu contributo para Portugal.

Nos artigos de opinião fechamos com o artigo, que nós por cá já chamamos os “artigos bálsamo” da autoria da nossa dedicada amiga Manuela Jones. Desta vez traz-nos a justa «HOMENAGEM AOS ACENDEDORES DE CADEEIROS». Um artigo que segue a homenagem às profissões esquecidas.

Outros artigos no nosso jornal, para ler e pensar.

Bom fim de semana e boas leituras;
José Augusto Gomes
Diretor do jornal digital O Ponney