ANADIA "Projeto Coimbra Metroplex"

ADRIANO27

 

Anadia é cidade desde dezembro de 2004 e transborda os 28 mil habitantes, estando limitada a sul pelo município da Mealhada e mais a oeste pelo de Cantanhede. Como sabemos, este município é parte integrante do distrito de Aveiro, mas está incluído na região Centro (NUTS II).

No final do reinado de D.Afonso Henriques, mais precisamente no ano de 1180, este rei tinha doado três casais de Anadia ao nobre Nuno Guterres. E, já por volta do século XIII, os mesmos casais foram doados ao Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra. Só como exemplo, no ano de 1338, D.Afonso IV, filho da Rainha Isabel (de Aragão), doou um desses casais, correspondendo hoje à localidade de Sangalhos, ao Convento de Santa Clara de Coimbra. Como também, no ano de 1466 D.Afonso V fez o mesmo em relação a outros casais, todos eles incluídos no então designado "Julgado de Sangalhos". Por outro lado ainda, o 'foral de couto' concedido por D.Manuel I a este concelho de Anadia a 21 de agosto do ano 1514, teve por base um foral mais antigo, outorgado originalmente pelo Cabido do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra aos então moradores de Anadia em 16 de março de 1371. Bem mais tarde, a 6 de novembro do ano 1836 foi decretado por Passos Manuel a criação do concelho de Anadia, ficando a pertencer a este as freguesias de Arcos, Moita, Mogofores, Avelãs de Caminho e Avelãs de Cima (esta última aqui referenciada terá sido concelho, da qual fez parte a área administrativa de Anadia, tendo assumido o papel de Julgado, sob a alçada da Comarca de Aveiro).

O topónimo "Anadia" provém do étimo latino 'aqua nativa' que significa fonte natural. No século XIX atribuiu-se a possível origem deste nome a uma corruptela de 'Anadaria', isto é, a posição de anadel, o antigo nome dos capitães dos esquadrões medievais de besteiros, que eram soldados equipados com 'bestas' (envenenavam as setas com varatro negro, também chamado de 'erva dos besteiros'). A título de informação reforçada, era comum em Portugal os "Besteiros do Couto" terem montadas, eram uma ordenação antiga pela qual todos os concelhos do nosso país deveriam possuir um determinado número de besteiros escolhidos entre os habitantes com posses. Acontecia ainda, que os 'Cavaleiros Vilãos' armavam-se frequentemente com besta e montadas numa pileca para enfrentarem um nobre cavaleiro de escudo, cota de malha e armadura. Sendo assim, destacaria aqui a 'besta de garrucha', era pesada e armava-se por meio de um engenho próprio, que consistia numa engrenagem, cujos dentes ou crenulas em contacto com uma cremalheira, puxavam a noz da besta. Já os 'garrochos' eram projéteis de haste de madeira extremada por uma ponta de ferro farpada. E foi D.João l (Mestre de Aviz), que no ano de 1410 oficializou esta 'besta da garrucha' como sendo a arma de preceito para as tropas que guardavam a localidade de Freixo de Espada à Cinta.

Anadia situa-se na "Região Demarcada dos Vinhos da Bairrada", estando muito ligada à produção de vinho e, como efeito, possui a Estação Vitivinícola da Bairrada e o Museu do Vinho. Ficando apenas a 31 quilómetros de Coimbra, gostaria aqui destacar entre muitas outras, 48 indústrias transformadoras relevantes para a criação da então ansiada área metropolitana de Coimbra: Forjaço - Aço Forjado, Lda. / Badoni - Serigrafia, Lda. / Sociedade Agrícola Quatro Cravos, Lda. / Marmoguia - Mármores e Cantarias, Lda. (União das Freguesias de Amoreira da Gandara, Paredes do Bairro e Ancas); Ciclodimar - Artigos de Ciclismo, Lda. / Iberfish - Sociedade Exportadora de Produtos Congelados, Unipessoal, Lda. / Madeicentro - Estância e Serração de Madeiras Exóticas, Lda. / Esmalticer - Esmaltes Cerâmicos, Lda. / Inarel - Indústria de Lava Louças Inox e Artesanato, S.A. / Bilhares Carrinho - Socarese - Fabricação de Bilhares, Lda. (Avelãs de Caminho); Candigrés - Cerâmica de Grês da Candieira, Lda. (Avelãs de Cima); Afonso O. Costa - Fábrica de Máquinas Agrícolas e Florestais, Lda. / Caves Arcos do Rei, Lda. / Cave Central da Bairrada, S.A. / Caves da Montanha - A. Henriques, S.A. / Quinta do Ortigão - Sociedade Agro-Turistica, Lda. / Certeca - Indústrias Cerâmicas, S.A. / Bairralimentar, Lda. / Riviera de Sonho - Padaria e Pastelaria, Lda. / Bairrimoldes - Fábrica de Moldes, Cunhos e Cortantes, Lda. / Colorobbia Portugal - Indústria Cerâmica, Lda. / Sanitana - Fábrica de Sanitários de Anadia, S.A. / Cobel - Construções Electro-Mecânicas da Beira, S.A. / Interespuma - Indústrias de Poliuretanos, Lda. (União de Freguesias de Arcos e Mogofores); Caves do Solar de São Domingos, S.A. (Moita); Aliança - Vinhos de Portugal, S.A. / Caves Altoviso - Vinícola do Passadouro, Lda. / Caves São João - Sociedade dos Vinhos Irmãos Unidos, Lda. / Quintas Aliança - Douro - Sociedade Agrícola, S.A. / IBH Inovação de Bicicletes e Handbikes, Unipessoal, Lda. / Rodbike, Lda. / Epedal - Indústria de Componentes Metálicos, S.A. / Lusitana Face - Estruturas Metálicas, Coberturas e Fachadas, Lda. / Alujofer - Caixilharia de Alumínio e Ferro, Lda. / SPI - Automação e Processos Industriais, Lda. / VP - Vidres Portugal Esmaltes Cerâmicos, Lda. (Sangalhos); Destilaria Levira, Lda. / Cartocer - Fábrica de Caixas de Cartão das Lezírias, Lda. / Socar - Sociedade de Carpintarias, Lda. (São Lourenço do Bairro); Quinta da Mata Fidalga - Agricultura e Turismo Rural, Lda. / Mavicer - Sociedade Metalúrgica do Centro, Lda. / Pavigrés Cerâmicas, S.A. / Primefix - Colas e Argamassas Técnicas, Lda. / MF Portas e Automatismos, Unipessoal, Lda. / Ómega Pallets, Unipessoal, Lda. (União das Freguesias de Tamengos, Aguim e Ois Do Bairro); Moreira & Carvalho - Exploração Agrícola, Lda. / Goldbike - Indústria de Bicicletas, Lda. / Cave do Cedro, Lda. (Vilarinho do Bairro).

Posto tudo isto, gostaria de terminar com o 'Cúria Palace Hotel Spa & Golf' do grupo empresarial "Alexandre de Almeida Hotéis" (a operar desde o ano 1917). Este hotel de Anadia é um palácio e começou a ser restaurado a partir do ano de 2002 até maio de 2008, encontrando-se firmado numa paisagem de jardins e vinhas da já referida Bairrada, possuindo espaçosos quartos em Arte Déco, incluindo uma ampla piscina exterior e restaurante com esplanada. Este hotel foi imaginado por Alexandre de Almeida, o fundador, que através de viagens à Cote d'Azur, Riviera italiana e aos Estados Unidos, de Atlantic City a Chicago, o inaugurou em 1926 (projetado por Norte Júnior, que terá sido arquiteto da Casa Real e vencedor de vários prémios Valmor e já tinha participado na remodelação do Palace Hotel do Bussaco). Ficando em pleno coração da estância termal da Cúria, entre Mealhada e Anadia e no eixo rodoviário Lisboa-Porto, com acesso facilitado pela saída n°.9 na autoestrada A1/Mealhada, para quem vem de sul. Também nas suas imediações ficam as estações de enoturismo da Rota da Bairrada, os restaurantes de Leitão da Mealhada, o Velódromo de Alto Rendimento de Sangalhos e o Aliança Underground Museum, as Termas do Luso e a Mata Nacional do Buçaco com o seu Palace Hotel. Nos terrenos do Palácio da Cúria, garantidamente, a produção do vinho do Buçaco irá complementar a ementa. Geograficamente este hotel encontra-se a 15 quilómetros da Mata Nacional do Buçaco (já referida) e a 37 quilómetros das Ruínas Romanas de Conimbriga, dando assim consistência ao conceito de área metropolitana cultural, hoteleira, histórico-patrimonial e arqueológica de Coimbra.

Portanto, Coimbra e a sua universidade distam deste precioso lugar apenas 24 quilómetros. A "Alexandre de Almeida Hotéis" também é proprietária do Hotel Astoria de Coimbra.

Até à próxima semana,

Adriano Ferreira
Pós-graduado e Conselheiro Autárquico para o Desenvolvimento de Coimbra.