REFLEXÃO

Toni-Pinto-dos-Santos.png

Uma curta reflexão dirigida a um amigo não vacinado, numa altura em que as mortes por Covid crescem dramaticamente em toda a Europa (cerca de 30 000 na última semana, com especial incidência nos países com baixa taxa de vacinação).

Uma análise profunda realizada pelo Ministério da Saúde de Espanha, publicada ontem, revela dados sobre a Covid que, com as devidas precauções, podem ser extrapoladas para a situação no nosso país, onde ainda não se conhecem dados deste tipo. De salientar que em Espanha a percentagem da população vacinada ronda os 80%. Assim, com base nesse estudo ilustrado por vários gráficos, é possível concluir o seguinte:

As pessoas não vacinadas no escalão etário entre 60 a 80 anos, correm um risco 25 vezes maior de morte por Covid.

As pessoas não vacinadas no escalão etário de +80 anos, correm um risco 10 vezes maior de morte por Covid.

Ao nível das Unidades de Cuidados Intensivos, 60% dos ingressos correspondem a pessoas não vacinadas e 40% a pessoas com a vacinação completa. Valores reveladores se pensarmos que o maior número de internados nas UCIs vêm de uma franja incomparavelmente menor da população (cerca de 20% de não vacinados).

Mantendo a esperança em que o aperfeiçoamento das vacinas as torne mais eficazes no curto prazo, é de todo seguro concluir que as vacinas funcionam e protegem-nos com reconhecida eficácia da morte e doença grave. 

Pinto Dos Santos Toni