... E FUI CONDECORADO E TUDO!

Amadeu-Homem32.png

Tenho cerca de 40 anos de carreira universitária. Umas dezenas de livros publicados, em autoria individual e em co-autoria . Numa primeira fase, a minha "literatura académica" , de cuja qualidade não duvido nem um segundo, não foi premiada por ninguém. Mas a culpa foi e é toda minha. Decidi que não submeteria o meu trabalho a nenhum júri. Nem aos prémios da Gulbenkian, nem às distinções da Academia Portuguesa de História, nem a juízos de outras universidades, nem a nada ou a ninguém. Os meus Colegas, de ambos os sexos, acumularam prémios. Não eu e a responsabilidade era e é só minha ! Nunca submeti ou submeterei o meu trabalho ao juízo colectivo de gente que não conheço ! Por isso, não tive nem tenho prémios académicos nenhuns.

Certo dia, estava eu muito tranquilo em casa e recebo um telefonema , que me dizia : - Doutor Amadeu Carvalho Homem ?

- Sou o próprio - respondi eu.

- Daqui fala do Gabinete de Apoio à Presidência da República ( era Presidente da República o Dr. Jorge Sampaio ).

E eu respondi, presumindo marosca e gozo de Amigos : - Daqui fala do Cabaret da Coxa !

Do outro lado do fio fez-se um grande silêncio. Eu comecei a ficar inquieto ... E a mesma voz declara : - Senhor Doutor, é MESMO da Presidência da República.

Desfiz-me em desculpas, declarando, com verdade, que eu esperaria tudo menos um contacto da Presidência da República. Não mentia. 

E a voz burocrática, muito grave, interpelou-me : - O Senhor Presidente deseja condecorá-lo com a Ordem do Infante D. Henrique, devido aos seus trabalhos históricos sobre o republicanismo em Portugal . Aceita a condecoração ?

Engoli em seco. E respondi , com toda a verdade : - Sinto-me muito honrado !

Nunca estivera com o Presidente Sampaio, antes deste episódio. Mas já na altura tinha um blogue, onde o PR fora o alvo de várias "farpas" minhas, verdadeiramente inclementes. Quando calha, ele não sabia da sua existência ( sou eu a imaginar ).

No dia aprazado , 4 de Outubro de 2004, lá fui eu para o Palácio de Belém, vestido com o "fatinho de ver a Deus" , de gravata e tudo, para ser condecorado. Estive em boa e má companhia ! à minha safra pertenceu Maria João Seixas, por quem sempre tive admiração , e Joe Berardo ( que não estava engravatado , o grande galego ! ) , por quem nunca tive um pingo de especial ou geral de consideração.

Lá recebi a faixa, e o "pin" , e a "chapola" para colocar no smoking ou no fraque, que nunca tive nem espero vir a ter.

Pedi à Companheira da altura que me fizesse uma fotografia, mas perdi-a . A única prova de que me distinguiram com uma venera foi uma fotografia desfocada , que a dita Companheira da altura me obteve, referida ao momento em que fui distinguido. Essa ainda a tenho. Qualquer dia ponho-a aqui, para gáudio dos Amigos de ambos os sexos.

E o Dr. Jorge Sampaio? Nunca mais o vi. Mas que os Deuses lhe sejam propícios ! 

Amadeu Homem

 

.