15 tipos de sogras. Qual é a sua?

Sogras.jpg

A brincar, a brincar… Bem, brincadeiras à parte, nem todas as sogras são sinónimo do mal! Embora tenhamos ouvido desde sempre piadas sobre elas, nas quais são pintadas quase como bruxas, quando não belzebus, nem tudo é gem assim: existem vários tipos de sogras e nem todas são más; algumas, até, tratam demasiado bem os genros…

Este tema, que, muitas vezes, os machos abordam com os amigos de forma irónica, e as fêmeas idem, idem, idem e aspas, aspas - e este texto não é para ser levado a sério - é mesmo isso, para entreter pacóvios e pacóvias, não vá o diabo tecê-las e apareça alguma a satanizar algum crente. É também para encontramos uma forma de lidar com todas elas: bruxas, muitas; gajas porreiras, poucas, Afinal, por muito que não tenhamos uma boa relação com as nossas sogras, elas são as mães do(a)s nossos(a) mais-que-tudo!

A qui vão os 15 tipos de sogras: escolha a sua ou descreva-nos outro tipo:

 

1. A crítica

Talvez a pior sogra que poderemos encontrar nas nossas vidas. Aquela que por muito que nos esforcemos em fazer alguma coisa, nunca nada estará perfeito. Respire fundo 100 vezes e tente não ligar às críticas dela. Afinal, a maioria das vezes, é só para fazer birra e ser do contra!

 

2. A ciumenta

As sogras ciumentas são aquelas que não querem, de todo, outra mulher na vida dos seus filhos. Não querem partilhar a atenção, querem ser a única mulher na vida do filho e a mais importante (todas elas sabem que estão em primeiro lugar, mas teimam em fazer crises de ciúmes). Os ciúmes podem ser vistos como algo carinhoso, mas quando em demasia podem tornar-se num tormento. Mantenha a calma!

 

3. A manipuladora

Trata-se do tipo de sogra que procura ganhar a sua confiança com gestos de carinho e bondade, mas que no fundo pretende impor a sua vontade, tal como escolher o catering da sua preferência, acrescentar convidados à sua lista ou impor o local do casamento. Perante este tipo de sogra, o que tem de fazer é deixar bem claro – embora com subtileza respeito – que tudo isto é da sua responsabilidade e do seu parceiro. Para que ela não se sinta posta de lado, pode pedir-lhe que a ajude, sem deixar nas suas mãos as tomadas de decisão. É normal que a sua sogra – e também a sua mãe … – queiram controlar o seu casamento e para ultrapassar isto tem de ser muito cautelosa.

Veja também: É a mãe da noiva? Então, por favor, NÃO faça estas 9 coisas!

guardar

 

4. A carinhosa

Adoramos estas sogras, aquelas que nos tratam como se fossemos a sua filha, que nos mima, que nos dá conselhos. Ama o seu namorado/marido, mas com uma sogra deste tipo a sua vida vai de vento em popa! Como não as adorar?

Veja também: Maneiras “queridas” de fazer a sua mãe se sentir especial no dia do seu casamento

 

5. A nostálgica

Estas sogras são muito fáceis de identificar. Se já conhece o álbum de fotografias da família de trás para a frente e todas as histórias de cada uma delas. Sim, é esta o seu tipo de sogra! Aquela que gosta de reviver todos os momentos passados e, por vezes, até verte uma lágrima ao recordá-los! Na verdade, nós também adoramos ver e ouvir as histórias de infância da nossa cara-metade!

Veja também: As 7 coisas que não deve contar ao seu parceiro sobre o seu passado sentimental

 

6. A antipática

É aquela que fará a sua vida impossível desde o primeiro momento, a quem não lhe agradam nenhuma das suas ideias, nem a forma como está a organizar o seu casamento. Terá de lidar constantemente com comentários irónicos, que não oferecem nenhuma solução. Perante este tipo de personalidade, não procure o confronto e trate de ser diplomática, deixando bem claro que o casamento não é dela.

Veja também: Já ouviram isto? 35 frases que se dizem em TODOS os casamentos!

guardar

 

7. A mãe galinha

Como para qualquer mãe, os filhos nunca crescem. Para elas serão sempre uns bebés mesmo que tenham 30 anos! Este tipo de sogra é aquela que liga 3 vezes por dia ao filho para perguntar se está bem, o que comeu e se fez a digestão! São mães e elas gostam de proteger (às vezes em demasia) as suas crias… Temos de ser pacientes!

Veja também: 35 coisas que as nossas mães nos deveriam ter dito antes de casarmos: as mães sabem tudo!

 

8. A ansiosa e casamenteira

Ao contrário das ciumentas, este tipo de sogra quer ver a vida do seu filho bem resolvida. É aquela que pergunta todos os dias quando será o casamento e quando chegarão os rebentos.

Veja também: “Eu não quero ter filhos”: argumentos para entender mais e julgar menos

 

9. A autoritária

É, talvez, a sogra mais difícil de lidar, a que quererá impor sempre os seus critérios, como se fosse o seu casamento. E se tiver poder económico, pretenderá fazer tudo à sua maneira, utilizando o argumento de que tem dinheiro para isso. O conselho, nestes casos, é não aceitar educadamente a sua contribuição monetária e dizer-lhe que pode opinar e sugerir, mas não impor.

Veja mais: Como discutir o orçamento quando as famílias têm backrounds financeiros diferentes

 

10. A intrometida

É aquele tipo de sogra que, para além de querer saber de tudo – onde vocês estão, com quem e quando chegam… – ainda se costuma intrometer nas vossas discussões e dar opinião em tudo!

Veja também: As 5 discussões que TODOS os casais têm durante os preparativos para o casamento

 

11. A que a quer engordar

A sogra que nos quer pôr a rebolar. Conquistar pelo estômago é sempre uma boa tática. Quando chegamos a casa deste tipo de sogra, parece que estamos num rodízio onde a comida não para de nos aparecer à frente e nós, para não fazermos a desfeita, lá vamos comendo. Depois ficamos a refletir, será que esta comida toda é para me engordar e o meu namorado deixar de gostar de mim? Vai se lá saber…!

 

12. A que sabe tudo

É a sogra que acha que está sempre um passo à frente e que lhe dirá: “eu bem te disse” cada vez que algo se complique ou não corra como o planeado. Com este tipo de personalidade, só lhe resta ter muita paciência, porque ela irá apontar os seus erros a toda a hora. Por isso, não descarregue energia e mantenha-se firme nas suas decisões.

Veja também: Decisões das quais se pode vir a arrepender depois do casamento

guardar

 

13. A duas caras

Quando estamos perante este tipo de sogra somos as melhores pessoas, no entanto quando viramos as costas somos os piores seres do mundo. Tenha cuidado e esteja atenta!

Veja também: Está pronta para casar? Faça uma autoanálise!

 

14. A moderna

A sogra moderna, aquela que é uma adicta das novas tecnologias e que adora seguir as últimas tendências de moda. Não se esqueça de se lhe  apresentar sempre na sua melhor forma, pois ela vai adorar!

 

15. A sogra ideal

Terminamos com a sogra que todas as noivas sonham ter, isto é, aquela que é como uma amiga para toda a vida, que a apoia constantemente e não interfere muito na relação que mantém com o seu filho. Os seus conselhos são valiosos e estará sempre ali, ao seu lado. Com esta classe de sogra, a única coisa a fazer é não deixar que a relação se perda e alimentá-la continuamente.

 

Nem tudo o que luz é oiro, nem toda a sogra é coiro. Por isso, toca a tratá-las bem…

Imagem da net

 

 

 

 

 

 

 

A Profissão dos Outros