SOBREVIVÊNCIA E PREPARAÇÃO

SOBREVIVER11

 

Qualquer preparador com acesso à Internet provavelmente já viu siglas relacionadas aos vários tipos de mochilas, kits e equipamentos. Alguns exemplos são a EDC (EVERYDAY CARRY (Carga diária)), GHB (GET HOME BAG (Saco para chegar a casa)), BOB (BUG OUT BAG (Saco de saída)) e a INCH (I'm Never Coming Home - Nunca mais volto a casa- ).

Basicamente, o nome do Kit está relacionado com o seu uso e este é apenas uma forma de embalar itens para o ajudar a sobreviver a um acontecimento, bem como descrever a filosofia que o levou a juntar tudo.

Começa, basicamente, com o EDC. A ideologia provém das forças armadas dos Estados Unidos e baseia-se no fato de os soldados serem reabastecidos com tanta frequência que só precisam ser autossuficientes durante 3 dias de cada vez. Este nível é o que o governo dos Estados Unidos recomenda de preparação a todos os cidadãos, porque no caso de um desastre declarado pelo Governo federal, a FEMA levará aproximadamente 3 dias para organizar um sistema de abastecimento para fornecer ajuda. Um kit de 72 horas deve ter culinária básica, iluminação, abrigo, produtos de higiene e água e comida para sobreviver durante esse tempo.
EDC – Este saco transporta itens que carrega consigo todos os dias. Todo um subconjunto de preparadores evoluiu em torno deste. Por norma, consiste em uma ou duas laminas, uma lanterna, um telemóvel, pequenas ferramentas, talvez um pequeno kit de costura e/ou medicamentos, algo para primeiros socorros e até adaptadores e cabos elétricos.
BOB - Esta é basicamente um kit portátil para 72 horas. A ideia por trás desta é ter um complemento maior à EDC. Se acontecer um evento grave e tiver de sair rapidamente de casa enquanto a situação for razoável, apenas tem de calçar os sapatos, agarrar na mochila com alimentos e água, roupas essenciais que precisar, cópias de documentos pessoais, sistemas de tratamento de água, contentor ou cantil, lona, tenda e saco-cama e kit completo de primeiros socorros.
INCH – Esta é para problemas do tipo Mad Max. Este é o máximo dos máximos e deve conter tudo o que pode fisicamente levar. Deve apenas levar o necessário para se manter o mais confortável possível perante uma situação de emergência e também de forma a poder correr, se necessário.

Na realidade, o que importa como chama as suas mochilas? O mais importante é a forma como as organiza para atender às suas necessidades imediatas, contanto que entenda o que está a fazer, mostrando que está anos-luz à frente dos outros que esperam que alguém os ajude ou guie para a salvação.

Não precisa ter medo, pois duvidas temos todos, mesmo aqueles que já se preparam há algum tempo. O importante é que desenvolva um plano com a qual possa trabalhar eficazmente.

GHB – Esta faz exatamente o contrário das outras e serve para voltar a casa. É praticamente igual a uma BOB, mas logisticamente o oposto. Contem itens essenciais que precisa para resistir e encontrar um caminho alternativo para voltar a casa.

Caso o evento ocorra enquanto estiver longe de casa, por exemplo, se trabalhar num local que fique a cerca de 45 minutos de distância de carro da sua casa e a sua ou seu companheiro estiver também a uma distância parecida, mas no sentido oposto, ambos estariam separados dos restantes familiares. Como seriam capazes de sobreviver, de se comunicar e voltar para casa?

Se tiver de abandonar o carro e voltar a pé, terá que ter algo leve que permita ter algum conforto e segurança. Seria uma longa caminhada até chegar, portanto, para a sua comodidade, deve manter uma mochila preparada na sua viatura.

À distância do conforto da casa, não terá tempo de organizar a mochila, por isso deve manter o essencial em algo pequeno com itens como comer e água, algo confortável para poder dormir no chão, se necessário, um kit de primeiros socorros, se por um qualquer motivo se ferir ou for ferido.

Pode também manter um kit de emergência para o seu veículo. Estes são projetados especificamente para fornecer auxílio variado para que seja mais fácil reparar ou assistir o veículo. Este kit de emergência geralmente contém sinalizadores, cabos de ligação, fusíveis sobressalentes, correias de desamparo, serra ou machado, etc.

A grande tranquilidade em estar preparado para as emergências da vida e ter o equipamento certo nas mãos durante uma situação caótica, pode preparar o terreno para um resultado bem-sucedido, embora assustador. Ter tudo pronto para uso, pode significar a diferença entre uma preocupação real e a luta pela vida.

Poderia haver um kit de emergência que servisse a todos, porém percebe-se que cada pessoa tem uma família, um estilo de vida, um orçamento, uma localização, um clima único. Assim sendo, a maneira como pretende usar o seu Kit determinará o tipo de equipamento que ele possui. Alguns são genéricos e outros mais especializados, por isso, cada família deve ter os kits e equipamentos certos em mão. Na verdade, cada membro da família deve estar preparado com equipamentos específicos para as suas necessidades.

Lembre-se que deve estar sempre preparado e alerta.

José Ligeiro