DIA DE SÃO TEOTÓNIO, O PRIMEIRO SANTO PORTUGUÊS

Pedro-Dias81.pngP3.-Dias.png

Foi o primeiro prior do Mosteiro de Santa Cruz e foi canonizado, em 1163, apenas um ano depois da sua morte, pelo o papa Alexandre III.

Nasceu em Ganfei, Valença, em 1082, e faleceu em Coimbra, a 18 de Fevereiro de 1162.

Foi criado pelo seu tio-avô, o bispo D.  Crescónio, estudando Teologia e Filosofia. Foi elevado a prior da sé de Viseu, em 1112. Viajou, indo em peregrinação a Jerusalém. Ao regressar, foi-lhe oferecido o bispado de Viseu, que recusou.

São Teotónio foi um dos aliados de Dom Afonso Henriques, na sua luta contra a mãe, Dona Teresa e mais tarde tornou-se um dos principais conselheiros de Dom Afonso Henriques.

Voltou à Terra Santa, onde quis ficar; mas foi convencido a voltar a Coimbra, onde foi um dos cofundadores do Mosteiro de Santa Cruz, de fundação régia, uma das mais importantes casas monásticas de Portugal, de que foi o primeiro prior. Em 1152, renunciou ao priorado e, em 1153, o papa Adriano IV quis fazê-lo bispo de Coimbra tal como seu tio, o que também recusou.

Morreu a 18 de Fevereiro de 1162, que é ainda hoje o dia em que é celebrado pela Igreja Católica.

Aqui fica a fotografia da sua capela, no topo da sala do capítulo de Santa Cruz, obra de Tomé Velho, e a sua escultura, comprada em Lisboa por volta de 1600.

Pedro Dias