Histórico e dramático episódio de Condeixa, um dos acontecimentos mais trágicos e apaixonantes das lutas civis e da vida académica daquela época.
Pela tarde de 17 de Março de 1828, partiram de Coimbra em direção à capital, a fim de apresentar cumprimentos a D. Miguel e pedir a expulsão dos elementos liberais da Universidade. Nomeados pela Universidade, o doutor Matheus de Sousa Coutinho, lente da faculdade de cânones, o doutor Jeronymo Joaquim de Figueiredo, lente da faculdade de medicina , e o doutor António José das Neves Mello, lente da faculdade de filosofia.
Por parte da catedral o deão António de Brito e o conego Pedro Falcão Cotta e Menezes.
O grupo era maior, porque se fazia acompanhar por alguns familiares.
Pernoitaram em Condeixa, de onde saíram pelas cinco horas da manhã seguinte. Chegando ao sítio do Cartaxinho, uma légua distante de Condeixa, entre as sete e as oito, foram atacados por uns homens mascarados com lenços, e armados de armas de fogo.
Apoderaram-se do dinheiro e o que mais precioso encontraram, e de seguida mataram dois dos lentes e feriram gravemente o deão António de Brito e o cónego Pedro Menezes.
Os salteadores pertenciam a uma sociedade secreta - “Divodignos”, criada por estudantes de Coimbra que defendiam os ideais liberais e o objetivo principal, era impedir que a delegação alcançasse Lisboa.
A sociedade era presidida por Francisco Cesário Rodrigues Moacho, falecido na Bélgica em 1866, reunia na Rua do Loureiro e fazia as assembleias num casarão quase subterrâneo, sito nos Palácios Confusos.
Uma mulher de Venda Nova, aldeia vizinha, que presenciou, avisou os povos circunvizinhos, ao que eles acudiram prontamente e perseguissem e prendessem quase em flagrante nove dos malfeitores que se tinham posto em fuga.
Os estudantes acabaram na forca às quatro horas da tarde, no Cais do Tojo, em 20 de Junho, salvo três, que conseguiram fugir. Nos anos seguintes foram riscados da matrícula outros estudantes, assim tendo sido extinta a Sociedade dos Divodignos. Em 1829 elevava-se a 457 o número de estudantes expulsos!