Sintético sobre a Demência e a Loucura

 

Demência:Problemas de memória ou pensamento. Dificuldade em recordar acontecimentos recentes ou pensamentos

Loucura (ou insanidade):Pensamentos considerados anormais pela Sociedade,resultado de doença mental,quando não é considerada própriamente!Pode ser,simplesmente,uma maneira diferente de ser julgado pela Sociedade!

À presença de delírios ou alucinações são amplamente referidos como "Psicose"

Dizia Hegel que "a loucura é um simples desarranjo,uma simples contradição no interior da razão,que continua presente"

Hegel tornou possível pensar que a loucura é pertinente e necessária à condição Humana chegando mesmo a afirmar que só seria Humano quem tivesse a virtualidade da loucura,pois a razão Humana só se realizaria através dela!

Conclui-se assim,que, os loucos são mesmo poucos!Os psicóticos podem até ser congénitos ou verdadeiramente herdeiros da doença!

Historiando um pouco,Adolfo Hitler tinha um processo lento de tomar decisões e frequentemente de dar instruções para instruir directivas para manter posições indefensáveis!Sofria de sintomas claros da doença de Parkinson,chegando a ser diagnosticado como neurótico-psicopata!Viciado em Anfetaminas,consumindo opiáceos e cocaína!

Sendo filho de mãe Católica e pai anti-clérigo,adoptou elementos da hierarquia organizacional Católica,a liturgia e a fraseologia nas suas políticas!Com intenso culto da imagem e da personalidade,não escrevia, preferindo os discursos inflamados,apelando à Psicologia das Massas!

Chanceler do Reich,do Partido Nazista,foi o principal instigador da II Guerra Mundial e figura Central do Holocausto!Considerava os Judeus como "Sub-humanos".Escreveu o livro "Mein Kampf"na prisão!Tentou criar a "Nova Ordem"que se opunha ao domínio conjunto dos Britânicos e Franceses!Finalmente,acabou por casar-se em 1946, com Eva Braun,com quem,conjuntamente se suicidou,para escapar ao Exército Vermelho! Seria louco!

Também Napoleão Bonaparte apresentava alguns sintomas de Parkinson,tremura da mão que escondia dentro da Jaqueta! E sofria de Epilepsia,como Lenin também sofria!

O exacerbado culto da personalidade e da imagem,como,por exemplo o Marechal Tito (Josip Broz Tito) é normalmente resultado de qualquer transtorno de ordem psicológica!Na antiga Jugoslávia,qualquer tasco era,por lei,obrigado a ter uma enorme fotografia deste Marechal!Aqui mesmo,sem contextualizar este exagero,tivemos, nas instituições públicas,a quase obrigatoriedade de existirem penduradas nas paredes,incluindo das escolas a foto de Salazar e até de Américo Tomás!

Apesar de não se lhes conhecerem grandes vicios ou doenças limitativas,que não fosse a ambição do poder sem olhar a meios ou consequências!

Estes "entenderam" ser este o caminho!

Outros,considerados loucos,partiram para a criação,para a invenção e se não morreram queimados pela Inquisição ou pelas ordens Vigentes,imortalizaram as suas obras!Tenho que aceitar a mensagem de Hegel!"A loucura é pertinente e necessária à condição Humana"

Já o culto da Personalidade e da Imagem é puro desarranjo mental! Que se lhe juntarmos a Demência,será provávelmente,fatal!

Luis Constantino