De degrau em degrau…

academica11.jpg

 

A escada custa mais a subir que a descer, haja embora o mesmo número de degraus a galgar.

 

O Varzim somou mais uma vitória ao vencer à Académica, por 2-1, em encontro da 9.ª jornada, mostrando o resultado o arreganho dos poveiros.

Na Póvoa de Varzim, o avançado colombiano Leonardo Ruiz, aos oito minutos, e o defesa brasileiro Alan Henrique, aos 20, colocaram os lobos do mar em vantagem, amenizada com uma grande penalidade convertida por Zé Castro a favor da briosa, aos 33'.

Os poveiros não poderiam esperar melhor início, inaugurando o marcador logo aos oito minutos, com George Ofosu a assistir Leonardo Ruiz para o sexto golo na temporada. A turma de Coimbra controlava a posse de bola, mas demorou a adaptar-se à postura acutilante dos pupilos de Paulo Alves em transição, cuja entrada destemida voltou a ser premiada aos 20', na sequência de um canto de Minhoca, correspondido com o primeiro remate certeiro de Alan Henrique na prova.

A Académica despertou já com uma desvantagem de dois golos e Filipe Chaby obrigou o guarda-redes Serginho a aplicar-se, aos 23', mas não deixou de ficar exposta às transições rápidas do Varzim, como atestou nova jogada dos locais aos 28, em que George Ofosu 'picou' a bola sobre Mika, embora Leonardo Ruiz tenha falhado a emenda ao segundo poste. Numa falha de marcação dos anfitriões, aos 33, Chaby rematou contra o braço de Pedro Ferreira e conquistou uma grande penalidade convertida com facilidade pelo capitão Zé Castro, que assinou o segundo golo na 2.ª Liga, minimizando as diferenças antes do intervalo.

A formação da Briosa procurou intensificar o assalto à área poveira na etapa complementar, colocando Hugo Almeida e Donald Djoussé no ataque, mas diminuiu o discernimento com o avanço do relógio e nem sequer chegou a incomodar Serginho. Aproveitando a solidez defensiva, o Varzim tentou eliminar a incerteza no marcador num livre de Chris Nduwarugira (70') e em investidas de Lumeka (88') e Stanley (90+2'), travadas por Mika.

E assim vai a Académica escada abaixo.

 

Jogo no Estádio do Varzim SC, na Póvoa de Varzim.

Varzim - Académica, 2-1.(ao intervalo: 2-1)

Marcadores: 1-0, Leonardo Ruiz, 8 minutos. 2-0, Alan Henrique, 20.2-1, Zé Castro, 33.

 

Equipas:

- Varzim: Serginho, João Amorim, Alan Henrique, Luís Pedro, Tiago Cerveira, Pedro Ferreira, Rui Moreira (Chris Nduwarugira, 68'), Minhoca (Baba Sow, 81'), George Ofosu, Leonardo Ruiz (Stanley, 90') e Levi Lumeka.

 

- Académica: Mika, Mike, Zé Castro, Silvério, Mauro Cerqueira (Donald Djoussé, 64'), Filipe Chaby, Marcos Paulo, João Mendes, Barnes Osei, Derik Lacerda (Hugo Almeida, 64') e Ki (João Traquina, 71').

 

Árbitro: Sérgio Guelho (AF Guarda).

Imagens - Retiradas da net

 

A-CA-DÉ-MI-CA

ACA-DÉ-MICA

ACADÉMICA

BRIIIOOOOSAAAAAAAAAAAA

 Cesar-Peixoto.png

 Declarações de César Peixoto no final da partida

 

  | Varzim 2- Académica 1 | ⚫⚪

 

 

- "Viemos com o intuito de vencer e fomos a melhor equipa."

- "Não entrámos bem no jogo e sofremos dois golos de bola parada. Os jogadores estavam avisados."

-"Varzim teve a sorte no jogo. Depois geriu com antijogo e outro árbitro permitiu isso. Mas não há nada a dizer."

- ( Sobre a dupla substituição de Djoussé e Hugo Almeida) - " Partimos o jogo de forma propositada. Faltava presença na área. Tentámos arriscar mas não surtiu efeito. Não estou arrependido."

- " Não deixámos de assumir o jogo. Jogámos como equipa grande. As coisas vão aparecer. "

-" Houve pouco tempo de jogo. O Varzim está forte e confiante."