E agora, “Quo Vadis” Académica?

 

Uma época errada com alguns altos e muitos baixos, eis o que podemos dizer em relação à equipa que queremos continuar a chamar Briosa, que, hoje, na Madeira deu o último golpe no direito de subir à I Liga.

É certo que ainda muita água vai escorrer pelas encostas dos montes sobranceiros ao Mondego, muitas lágrimas saltarão dos olhos dos adeptos, alguns risos – adivinho poucos – se espraiarão nos rostos dos sócios e adeptos, mas dificilmente, muito dificilmente, a Académica conseguia ficar num dos dois primeiros lugares da classificação.

Foi, para nós, uma época decepcionante!

No campo da Choupana, o Nacional venceu a Académica, por 1-0, com um golo de Ricardo Gomes, mantendo-se firme na liderança da 2.ª Liga.

Na Choupana assistiu-se a um bom jogo de futebol, mas sobretudo, marcado por uma grande dose de competitividade entre os intervenientes.

Com o intuito de marcar cedo no jogo, os alvinegros criaram os primeiros lances de perigo, o mais marcante dos quais de João Camacho, com um remate à malha lateral.

Marinho respondeu para os estudantes, aos sete minutos, com um remate perigoso, mas sem consequências práticas.

Depois de várias tentativas do Nacional em chegar à vantagem, foi à Académica que pertenceu a melhor oportunidade, aos 44 minutos, através de cruzamento remate de Luisinho, obrigando Daniel Guimarães a defesa apertada.

Aos 45'+1 os insulares podiam ter marcado, na sequência de um lance de bola parada, com cabeceamento de Ricardo Gomes, mas com a bola a sair por cima do travessão.

Na segunda parte, o conjunto orientado por Costinha entrou decidido e aos 50 minutos, Christian rematou do meio da rua, obrigando Ricardo Ribeiro a uma grande intervenção.

Da ameaça o Nacional passou aos factos e aos 54 minutos, Ricardo Gomes fez o único golo do jogo: assistido por Nuno Campos, o ponta de lança inaugurou o marcador, com um pontapé de bicicleta, a bater Ricardo Ribeiro.

Do outro lado, a Académica reagiu bem ao golo sofrido e Luisinho, aos 63 minutos, isolou-se, mas Daniel Guimarães saiu da baliza, evitando o pior para a sua equipa.

O Nacional passou então por uma fase menos conseguida, devido à pressão do adversário, mas voltou a equilibrar-se, criando alguns lances embaraçosos junto da baliza de Ricardo Ribeiro.

Aos 88 minutos, Chiquinho rematou na área, mas Daniel Guimarães estava atento e fez uma boa defesa.

 

Jogo no Estádio da Madeira, no Funchal.

Resultado final 1-0 (Ao intervalo: 0-0.)

Marcadores: 1-0, Ricardo Gomes, 54 minutos.

 

Equipas:

Nacional: Daniel Guimarães, Nuno Campos, Diogo Coelho, Júlio César, Elízio, Christian, Jota (Diego Barcelos, 70), Murilo (Witi, 76), João Camacho, Vítor Gonçalves (Kaká, 89) e Ricardo Gomes.

 

Académica: Ricardo Ribeiro, Mike, João Real, Brendon Lucas, Nélson Pedroso, Ricardo Dias, Chiquinho, Zé Tiago (Balogun, 60), Marinho (Piqueti, 77), Tozé Marreco (Alan Júnior, 60) e Luisinho.

Imagens - Briosa Sempre e Só