Galho a galho
(Académica vence Académico de Viseu por duas bolas a zero)
O meu presságio para a subida: não perder pontos em casa nem perder jogos fora. A ver vamos…
Para já, a segunda volta começou dentro do pretendido. Na verdade, a ‘briosa’, depois de dois jogos sem vencer, regressou assim às vitórias, passando a somar 28 pontos, mais dois do que o adversário deste jogo, e subiu provisoriamente ao quarto lugar da tabela classificativa.
O primeiro golo surgiu aos 26 minutos, por Leandro Silva, que na área só teve de encostar após a assistência de Mike, numa jogada que começou com um lançamento de João Mendes para a área. Esta jogada evidencia aquilo que tenho vindo a afirmar e a reafirmar: a equipa podia marcar muitos golos se soubesses e quisesse aproveitar os lançamentos de linha lateral.
Numa primeira parte em que os ‘estudantes’ foram claramente superiores ao adversário, o segundo golo esteve quase a acontecer aos 36 minutos, numa incursão de Traquina pela esquerda que, já na área, atirou ao poste.
Antes do árbitro apitar para intervalo, Marcos Paulo obrigou o guarda-redes da equipa viseense a defesa apertada, na marcação de um livre direto.
No segundo tempo, o Académico de Viseu passou a estar mais perto da baliza da "briosa" ,encostando-a praticamente às cordas, e poderia, até, ter empatado aos 65 minutos, numa boa jogada de envolvimento, em que Carter já na área remata cruzado, com a bola a rasar o poste mais distante de Mika.
A Académica voltou a marcar aos 78 minutos, por Traquina, que sozinho perante o guarda-redes Janota não vacilou e fez o 2-0 final, após um grande passe de Ki a rasgar a defesa contrária.
A partir de aí, a Académica voltou a assenhorear-se da partida.
Com Ki, o jogo teve outra alegria, mas não se podem considerar despiciendas as actuações dos demais atletas, briosos quanto basta para uma vitória clara.
Jogo no Estádio EFAPEL
Académica - Académico de Viseu, 2-0 (ao intervalo: 1-0).
Marcadores: 1-0, Leandro Silva, 26 minutos; 2-0, Traquina, 78.
Equipas:
Académica: Mika, Mike, Silvério, Arghus, Moura, Marcos Paulo, Leandro Silva, João Mendes (Ki, 76), Chaby (Djoussé, 63), Traquina e Barnes Osei (Sérgio Conceição, 88).
Académico de Viseu: Janota, Rui Silva, Pica, Mathaus, Jorge Miguel, Zimbabwe, João Oliveira (Fernando Ferreira, 83), João Mário, Bruno (Johnatan, 82), Latyr (Edgar Abreu, 79) e Carter.
Árbitro: Rui Costa (AF Porto)- Como o campo e o relvado, sem grandes reparos, ainda que, por vezes, escorregadio.
Fotos: AAC/OAF e Fernando Fontes/Global Imagens - O Jogo
A-CA-DÉ-MI-CA
ACA-DÉ-MICA
ACADÉMICA