HOJE CUSTOU MUITO

academica9.jpg

 Já nos vamos habituando a tão triste sina.

A 15 de Setembro, apenas à 5ª jornada, ficam comprometidos, a meu ver de forma irreversível, os grandes objetivos da época.

Três derrotas consecutivas, duas delas em casa e 11 pontos já perdidos, dizem-nos, de forma cristalina, que esta época está perdida, no que concerne ao anseio de ver a Briosa retornar à 1ª Liga.

Com tanto esbanjamento e com tantos contendores de nomeada, só por irrealismo ou pura patetice se pode pensar que ainda há tempo para reverter esta entrada falhada. Tal como sucedeu, aliás, na época passada.

Causas para isso.

A meu ver, desde logo e mais uma vez, um treinador mal escolhido. César Peixoto, sem experiência, sem currículo, sem estatuto, sem liderança, sem provas dadas, foi uma aposta no escuro que saiu furada. Tenta impôr um esquema tático que não se adequa aos jogadores que tem ao seu dispôr, sem a necessária flexibilidade para corrigir o que todos percebem que não resulta. E, cereja no topo do bolo, ainda se deu ao luxo de levar à saída de um dos nossos melhores elementos, André Claro.

Depois, um conjunto de jogadores sem a necessária qualidade para poderem sustentar, de forma firme, as promessas de sucesso e de constituição de uma grande equipa que nos foram feitas.

Saíram quase todos os que mais se distinguiram no ano passado, mantiveram-se aqueles que já deram sobejas provas de que não são para estas lides e a generalidade das aquisições deixa muito a desejar. As chegadas de última hora não auguram nada de bom. A comunicação social ainda noticiou, nos últimos dias de abertura do mercado, a possível vinda de alguns jogadores que seriam de grande utilidade, mas, por incapacidade ou inabilidade de quem nos dirige, acabaram por escolher outras paragens. Ainda ontem um tal Leonardo Ruiz, que chegou a ser anunciado como estando a caminho da Académica, deu, com 2 golos, três pontos ao Varzim. Que triste ver que há quem escolha o Varzim em detrimento da Briosa!

Não terão culpa por não saberem mais, mas quem os foi buscar tem que assumir as suas responsabilidades, dar as necessárias explicações ou, no mínimo, pedir desculpa a quem acreditou no futuro radioso que, sem qualquer fundamento, lhes foi impingido.

Olhando para este plantel, direi que só vejo quatro jogadores suficientemente habilitados para lutar pela subida - Ricardo Dias, Chaby, Leandro e M. Paulo (estes dois últimos, não os de agora, mas aqueles que por cá passaram há uns anos atrás).

Aqui chegados, o que esperar?

Infelizmente nada de bom!

Mais dia menos dia a posição do treinador torna-de insustentável, a sua saída será inevitável, mas todo o mal está feito.

Esperemos, ao menos, que possamos evitar os impensáveis sobressaltos de uma luta renhida...pela manutenção.

O silêncio da direção é ensurdecedor. Os sócios e adeptos merecem uma explicação, uma palavra de assunção de culpas e de conforto, para que não se sintam órfãos e possam continuar, malgré tout e cada vez menos, é certo, a não faltar, onde quer que seja, com o seu apoio apaixonado e incondicional.

 

Jorge Pedroso