Mais um passo em frente: dez minutos loucos dão liderança à Académica
Foram 10 minutos loucos, repletos de acontecimentos no Estádio António Coimbra da Mota e que terminaram com a vitória da Académica frente ao Estoril por 2-1.
Depois de 85 minutos sem golos, Traquina aproveitou a defesa incompleta de Dani Figueira ao remate de Bouldini e rematou para o fundo da baliza Canarinha, isto numa altura em que os dois conjuntos jogavam com 10 jogadores devido aos duplos amarelos de Harramiz e Ricardo Dias.
Três minutos depois, o Estoril-Praia chega ao empate graças a uma grande penalidade convertida com sucesso por Gamboa aos 88'.
Quando o empate parecia mais que provável, Traquina, capitão de equipa, fez um golo de levantar o estádio, caso houvesse adeptos no recinto, um golo que valeu três pontos e a, para já, liderança do campeonato.
O Estádio António Coimbra da Mota prometia um duelo emotivo entre o primeiro e o segundo classificado da prova, separados por apenas dois pontos (38 contra 36) e com o "vice" Feirense (37) muito atento ao desfecho. E foi mesmo preciso esperar pelos minutos finais do encontro para se confirmarem as expectativas, com três golos nos derradeiros dez minutos.
Depois de uma primeira parte com ascendente claro do Estoril e lances perigosos desperdiçados por André Clóvis (3), Bruno Lourenço (19 e 42) e Crespo (25), aos quais a Académica mostrava dificuldades para travar e responder, seguiu-se uma segunda parte menos bem jogada, mas mais intensa, sobretudo a partir da expulsão de Harramiz, aos 70 minutos, que deu alento à Académica para conseguir algo mais do que o nulo na Amoreira.
A malta de Coimbra cresceu no jogo face à inferioridade numérica do Estoril, mas foi só quando ficaram também reduzidos a 10 elementos, por expulsão de Dias (83), que encontraram o caminho do golo. Mohammed Bouldini fugiu pelo flanco esquerdo e rematou para defesa incompleta de Daniel Figueira, com a bola a sobrar para o desvio oportuno de Traquina para o golo da Académica, aos 85 minutos.
O Estoril reagiu e foi premiado logo de seguida com o empate, aos 88, através de João Gamboa, que converteu com êxito a grande penalidade cometida sobre Murilo. Com novo empate no marcador, desenhava-se um final imprevisível e com a equipa de Bruno Pinheiro a procurar a reviravolta, mas a "briosa" ainda tinha uma última "partida" para pregar aos "canarinhos" e selou a vitória com um chapéu de classe de Traquina em período de descontos.
Com este triunfo, a Académica assegurou a subida ao primeiro lugar da II Liga, com 39 pontos, mais um do que o Estoril - que sofreu a segunda derrota consecutiva na prova - e mais dois em relação ao Feirense, que venceu (2-1) nesta jornada o Vilafranquense, numa corrida pela promoção ao primeiro escalão que promete ser muito disputada até ao último dia.
Jogo no Estádio António Coimbra da Mota, na Amoreira.
Estoril - Académica, 1-2.(ao intervalo: 0-0).
Marcadores: 0-1, Traquina, 85 minutos.; 1-1, João Gamboa, 88 (grande penalidade); e 1-2, Traquina, 90+3).
Equipas:
- Estoril Praia: Daniel Figueira, João Diogo, Valente, Hugo Basto, Joãozinho, João Gamboa (Zé Valente, 90), Lazare Amani (André Franco, 90), Bruno Lourenço (Murilo, 80), Crespo (Vidigal, 80), Harramiz e André Clóvis (João Carlos, 80).
- Académica: Mika, Fabiano, Silvério, Bruno Teles, Rafael Vieira, Dias, Guima, Traquina, Chaby (Fabinho, 68), João Mário (Sanca, 80) e Mohammed Bouldini.
Árbitro: Luís Godinho (AF Évora).- Caseiro, apitou de modo a que a Académica não ganhasse o jogo, mas foi vítima de uma traquinice.
Foto retirada da net
A-CA-DÉ-MI-CA
ACA-DÉ-MICA
ACADÉMICA
BRIIOOOOSAAAAAAAAAAAAA!....
ACADÉMICA, SEMPRE. E SÓ!
Foto retirada da net