Nada mau!...

Fotografia-Jose-Carmo-Global-Imagens.jpg 

 Escrevi eu no início da época que, para ascender à I liga, a Académica não podia perder qualquer jogo fora nem qualquer ponto em casa.

Infelizmente, a Académica fartou-se de perder pontos em casa e de não ganhar, ou pelo menos empatar, nos campos adversários.

A iniciar-se hoje o campeonato, as coisas começavam dentro do por mim pretendido. O pior foi a primeira volta e o que ainda pode advir. Outro ponto que se deve recordar, e maldizer, foi a contratação do primeiro treinador, um tal… Como é que se chamava? Ah!, com esforço, consegui lembrar-me de que era – e é , suponho – César Peixoto.

Com o novo treinador, João Carlos Pereira, as coisas alteraram-se, e parece que a Académica tem vindo a querer “engrenar”, e. se as coisas se mantiverem a correr bem, o milagre da subida talvez aconteça.

 

As duas equipas, que no princípio da época se apresentaram como candidatas à subida, têm 25 pontos, mas a equipa da Briosa ultrapassou a do Leixões na classificação geral, pois venceu o encontro da primeira volta (3-2), e ocupa agora o 9.º lugar, mantendo-se o Leixões no 10.º.

A vantagem inicial apareceu com Bura, do Leixões, a fazer o 1-0, aos 23 minutos, tendo o empate, por Djoussé, acontecido aos 86m, numa altura em que a Académica dominava, um quarto de hora depois do goleador ter substituído Mauro Cerqueira

O Leixões esteve melhor do que a Académica na primeira parte, merecendo a vantagem que tinha ao intervalo, fruto de um remate colocado do defesa central Bura, e até esteve muito perto do segundo golo.

Numa partida morna entre duas equipas com os mesmos pontos, 24, a equipa de Matosinhos teve mais iniciativa atacante e o capitão Luís Silva deu o mote muito cedo com dois remates que, porém, Mika defendeu sem grandes dificuldades.

A Académica pecou pela lentidão do seu processo ofensivo, apresentou-se sem um ponta-de-lança de raiz e só aos 18 minutos é que assustou Stefanovic, na primeira investida ofensiva digna desse nome, culminada com um remate ameaçador de Marcos Paulo.

O Leixões dispôs de um ataque promissor no minuto seguinte, mas o lance perdeu-se porque foi conduzido com muita lentidão e finalizado com um remate de Franco para as mãos de Mika.

As ameaças leixonenses materializaram-se aos 23 minutos quando o defesa central Bura aproveitou uma bola devolvida pela defensiva contrária após um livre e rematou de primeira e colocado. 

A vantagem justificava-se e podia ter sido ampliada 26, quando Harramiz atirou ao poste, e aos 27, numa situação em que Franco demorou um tudo nada a rematar e a bola acabou por ser afastada pela defesa contrária.

O melhor que a Académica consegui antes do intervalo foi um remate de Barnes Osei que forçou Stefanovic a uma boa defesa.

Depois de uma primeira parte dominada pelo Leixões, a Académica começou os segundos 45 minutos com um remate de Traquina que só pecou pela direção e esse lance foi o que melhor teve esse período até ao golo obtido por Djoussé.

O empate surgiu aos 86 minutos. Traquina cruzou da esquerda e Djoussé, que havia entrado aos 71, desviou a bola o suficiente para bater Stefanovic e castigar um Leixões que deu a sensação de que quis gerir a sua magra vantagem, sendo que para a Académica foi um prémio pelo seu esforço final em busca da igualdade.

Aceite-se, pois, o resultado.

 

Jogo no Estádio do Mar, em Matosinhos.

 

Leixões - Académica, 1-1.  (ao intervalo: 1-0).

Marcadores: 1-0, Bura, 23 minutos; 1-1, Djoussé, 86.

 

Equipas:

- Leixões: Stefanovic, Edu Machado (Pedrinho, 10), Pedro Pinto, Bura, Derick Poloni, Amine, Franco (Pana, 67), Braga, Luís Silva, Harramiz e André Claro (Enoh, 72).

 

- Académica: Mika, Mike, Silvério, Arghus, Francisco Moura, Chaby (João Mendes, 67), Dias (Leandro Silva, 74), Marcos Paulo, Mauro Cerqueira (Djoussé, 71), Traquina e Barnes Osei.

 

Árbitro: Jorge Sousa (AF Porto)

Fotos: José Carmo/Global Imagens (Jogo) e AAC/OAF

 

 

Estatísticas do jogo Leixões - Académica

Leixões

 

Académica

50%

Posse de bola

50%

1

Golos

1

5

Remates à baliza

4

6

Remates falhados

1

11

Remates

5

3

Defesas

4

1

Pontapés de canto

3

5

C. amarelos

3

1

C. vermelhos

0

21

Faltas

17

 

 

 

A-CA-DÉ-MI-CA

ACA-DÉ-MICA

ACADÉMICA

 

BRIIOOOSAAAAAAAAAA!