Para continuar?

briosa-segue-em-frente-na-taca-de-portugal.jpg

 

Começou este domingo a de Taça de Portugal, prova de suma importância para as cores da Académica, que soma duas conquistas e algumas mais idas à final.  

Com mais de 30 jogos referentes à 2ª eliminatória (a primeira com equipas da Segunda Liga), foi o jogo que pôs frente a frente as equipas da Juventude Évora e da Académica que o canal 11 pôs no ar às 11 horas.

A académica segue em frente após ter vencido o prélio por 3 a um, ou melhor, 1-3, pois o jogo foi no campo do seu adversário.

Depois de um enigmático zero a zero ao intervalo, que podia ser o 1-3 final, tantas as perdidas graças ao guarda redes da casa e à ingenuidade dos avançados da Briosa, a equipa da Académica continuou superior na segunda parte, chegando a uma vantagem confortável fruto dos golos de Bruno Teles (57 minutos), Leandro Sanca (77) e ainda um autogolo de Etienne (86). A equipa do Campeonato de Portugal ainda reduziu já perto dos descontos, mas está fora da Taça de Portugal. A 2ª eliminatória ficará completa este domingo, sendo que a próxima ronda será a primeira que terá em ação as equipas da Liga NOS.

 

Não gosto de ver jogos de futebol – ou de outra modalidade – pela televisão, porque esta só mostra o que quer, e uma pessoa, nas bancadas, tem um perspectiva mais correcta do que está a acontecer; ou talvez não, pois há quem só “siga” a bola e não se aperceba do que se passa no campo no seu todo. 

A Académica fez o que pode dizer-se um bom jogo: mostrou que parece ter “individualidades”, passíveis de viram a constituir uma boa equipa. Há, contudo, muito trabalho a fazer: precisão de passes, saber ocupar espaços, e aparecer no lugar certo no momento cero. Isto, aliás, viu-se a espaços, mas o acertar na baliza…

Como pecha vunda das épocas anteriores – parece que os treinadores não se preocupam com isso – a equipa continua a não aproveitar os lançamentos de bola fora…

 Na globalidade, gostei do jogo, com um resultado bom a pecar pelas “perdidas” que o poderiam ter dilatado.

 

Vejamos: 

Após um bom arranque da equipa da casa, ao conseguir o primeiro remate à baliza e a conquistar um canto, a Académica assumiu o jogo e, até ao intervalo, a equipa da Briosa foi "dona e senhora" da partida.

 

Com o Juventude de Évora a sentir muitas dificuldades para sair do seu meio-campo, a equipa da Lusa-Atenas ,do segundo escalão do futebol português, teve mais posse de bola e fez mais ataques, com destaque para os remates ao "ferro" de Traquina e Rafael Furtado.

 

No início da segunda parte, a história repetiu-se, com a equipa alentejana a voltar a entrar melhor e a criar um par de lances de perigo, mas foi a Académica que marcou, por Bruno Teles, na cobrança de um livre direto a cerca de 30 metros da baliza.

 

Neste período, a equipa da 2.ª Liga não foi tão dominadora e notou-se um maior equilíbrio no jogo, sobretudo na luta do meio campo, mas voltou a beneficiar das melhores oportunidades para marcar.

 

Depois de um período sem grandes motivos de interesse, a Académica voltou a marcar numa jogada iniciada e concluída por Sanca e fez o terceiro golo na sequência de um livre, tendo Etienne marcado na própria baliza.

 

O Juventude de Évora marcou o golo de 'honra', já em período de compensação, por Xande, que só teve de encostar a bola para o fundo da baliza. Após alguma displicência da defesa da equipa forasteira.

 

Jogo no Estádio Sanches de Miranda, em Évora.

Juventude de Évora -- Académica, 1-3 (ao intervalo: 0-0).

Marcadores: 0-1, Bruno Teles, 57 minutos; 0-2, Sanca, 77. 0-3, Etienne, 85 (própria baliza), e 1-3, Xande, 90+1?.

 

Equipas:

 

- Juventude de Évora: Luís Marques, Marco Soares, Luís Varela (Rodrigo Vicente, 80), Rodrigo Dias, Rafael Viana, Farinha, Galacho (Etienne, 75), Luís Carapinha, Matheus Pranke (Tiago Paulos, 80), Vítor Martelo (Xande, 50) e Rivaldo (Perez, 50).

 

- Académica: Mika, Fabiano, Rafael Vieira, Silvério, Bruno Teles (Fábio Vianna, 82), Ricardo Dias, Guima (Filipe Chaby, 87), Fabinho (Mimito, 66), Traquina, Sanca (Zouridine, 87) e Rafael Furtado (Dani, 82).

 

Árbitro: Flávio Lima (AF Lisboa) – com arbitragem criteriosa 

 

Assistência: Jogo disputado à porta fechada devido à pandemia de covid-19.

Imagem: Zerozero

 

A-CA-DÉ-MI-CA

ACA-DÉ-MICA

ACADÉMICA

 

SEMPRE E SÓ

 

BRIIOOOSAAAAAAAAAAAA!....