Passar o tempo…

AAC-OAF5.png

“Livre” da subida já a Académica está; da descida, dependendo dos resultados do resto da jornada, parece que, também matematicamente, já está. Ou quase.

Incongruências de um candidato à subida.

Temos sido contidos nas críticas à direcção: o respeito às pessoas e o amor à Briosa a isso nos tem obrigado. Todavia, há que começar a pôr de parte certos pruridos, e denunciar o que há a denunciar.

Deixemos, contudo, a época chegar ao fim, e vamos ver se a ambição e o amadorismo não condenaram à extinção aquela associação que, no futebol, deu exemplos únicos de empenho, ambição e desportivismo.  

 

Frente a uma Académica com a sua situação já resolvida, os pietenses foram a equipa que mais lutou pela vitória e, apesar da maior posse de bola dos adversários, chegaram ao golo na primeira oportunidade, quando Miguel Rosa, aos 25 minutos, desviou de cabeça um cruzamento de Stanley.

A malta – ou maralha – de Coimbra esboçou uma reação tardia, a partir dos 35 minutos, mas, apesar de provocar alguns apertos à defensiva da casa, sobretudo em lances de bola parada, não obrigou o guarda-redes d casa a fazer uma defesa digna desse nome, com excepção de um remate de Romário Baldé figura do italiano. Iam decorridos 50 minutos.

Apesar de postura mais defensiva, era o Cova da Piedade quem ia gizando lances de perigo, com Yan Victor e Allef, no seguimento de pontapés de canto,  a obrigar Ricardo Moura a duas defesas apertadas, aos 59 e 67 minutos, respetivamente.

Até que Ronaldo Tavares, que entrou muito bem para o lugar de Stanley, aos 57 minutos, forçou um erro na transição dos ‘estudantes’ e, já dentro da grande área, serviu Cele para o golo da tranquilidade já nos descontos, ia decorrido um minuto do prolongamento.

 

Chegados a este ponto, a equipa do Cova da Piedade posicionou-se, ainda que provisoriamente, no nono lugar da tabela, com 41 pontos, e sairá da ronda com pelo menos mais quatro pontos do que o emblema que terminar na primeira posição de descida, uma vez que Farense e Arouca, que estão empatados com 36 pontos, se defrontam este domingo no Algarve.

 

Jogo no Estádio Municipal José Martins Vieira, na Cova da Piedade.

Cova da Piedade – Académica, 2-0 (ao intervalo: 1-0)

Marcadores: 1-0, Miguel Rosa, 25 m; 2-0, Cele, 90+1.

 

Equipas:

– Cova da Piedade: Anacoura, Pedro Coronas, Allef Nunes, Yan Victor, Evaldo, Sori Mané, André Carvalhas (Boubakary Diarra, 62), Cele, Hugo Firmino, Miguel Rosa (Ballack, 80) e Stanley (Ronaldo Tavares, 57).

 

– Académica: Ricardo Moura (Júlio, 75), Traquina, Zé Castro, Yuri Matias, Nélson Pedroso, Fernando Alexandre, David Teles (Ki, 67), Reko, Jonathan Toro, Marinho (Balogun, 46) e Romário Baldé.

 

A-CA-DÉ-MI-CA

ACA-DÉ-MICA

ACADÉMICA

BRIIOOOSAAAAAAAAAAAAAA!....

Árbitro: Fábio Melo (AF Porto).

Imagens AAC/OAF e Rogério Ferreira / Kapta+