Editorial 25-05-2019

E tudo o vento levou

Hoje foi dia de festa no futebol: alegrias com lágrimas para o vencedor; tristezas com lágrimas para o vencido.

É assim a vida: uns riem, outros choram; a outros, como diz o povo, tanto se lhes dá como se lhes deu.

Com excepção da festa de 1939 - era putinho e nem sabia que havia uma coisa chamada futebol – assisti às várias finais da Taça de Portugal em que a Académica tomou parte. Relembro vagamente a de 1951 contra o Benfica, e. vivamente – ainda tremo a lembrá-las – as de 1967 e 1969, em que o Ponney esteve presente com os seus “farfanhos”, que fizeram” festa dentro da festa”, no relvado e nas bancadas.

Tempos bons de recordar: épocas áureas de uma Briosa inquieta e solidária a praticar um futebol de primeira água, atletas-estudantes a quem o “sistema” – já havia nessa altura com sede na capital - “roubou” o campeonato de 1966/7.

Os tempos eram outros: campeava a lealdade entre os sócios, a direcção e os atletas.

Mas tudo muda.

De modo diferente, mas não como menos orgulho, recordo o “safanão” de 2012 e a conquista da segunda Taça de Portugal pela Académica. Recordo o prazer, a euforia, o fantástico de uma vitória há muito desejada. Recordo o presidente da direcção, o mal-amado, que levou a equipa a cometer tal feito. E recordo as patifarias e as invejas, as perseguições feitas por medíocres que atiraram com a Académica para uma situação difícil de entender.

Dia 1 do próximo mês de Junho há eleições. Casualmente ou não, é o último dia em que a venda (dádiva?) do edifício dos arcos – a primeira sede – pode ser revertida, o que significa tão-somente que, se até lá, a actual direcção o não fizer, quem for eleito, por muito boa vontade que tenha, já não o poderá fazer.

Há duas listas a concorrer. Têm a palavra os sócios. Espero que saibam escolher: a Académica tem de voltar para os sócios que são “dela” e não dos que entendem que a Académica é “deles”, para os que a servem e não para os que dela se servem.

Estou triste, mas ACADÉMICA, SEMPRE!

VIVA A BRIOSA!

 

Ze-Farfanhos2.jpg

Os Farfanhos

ZEQUE