Editorial 09-01-2021

Da chalaça à chacota

 Sand.jpg

Ao mais “alto” nível (de tanto nível a bolha estaria sempre em baixo) Portugal – dos pequeninos – é um país gerido pelo entretenimento: da chalaça à chacota. Esta semana está recheada de exemplos!

Quanto à produtividade, discute-se mais uma semana de “Emergência” em vésperas de “Semi-presidenciais” enquanto se retira trabalho ao Tribunal de Contas, que, por este caminho, vai dedicar umas “paletes” de peritos para auditar o Novo Banco!!!

Quanto ao pilar do “Estado” torto afirmam-no “Direito”, enquanto há quem se limite a observar “um desleixo que é lamentável” e quem considere, em causa e casa própria, “a irrelevância dos lapsos do cv do procurador” que ninguém acredita que passassem ao crivo da Procuradora-Geral Distrital de Lisboa, de 2007 a 2015.

Quanto à credibilidade, sem rir, todos acreditam mais num Director-Geral que se demitiu, do que numa ministra que será remodelada quando a decisão tácita for mais conveniente, caso não se antecipe uma ordem de Bruxelas. É um caso de chalaças e chacotas, servido por episódios para a comunicação social nacional e internacional.

E porque são tão inúmeras as chalaças e chacotas, que os cidadãos anónimos já só riem amarelo - até porque elas vêm sempre daqueles que, não sendo anónimos, vivem à conta dos anónimos - é preferível não ferir mais o que resta do orgulho pátrio.

Coimbra, a Lusa Atenas, é outro saco cheio de exemplos de chalaças e chacotas.

Se o que cabe no significado de chalaças, fossem apenas as promessas, e no significado de chacotas, fossem apenas as promessas não cumpridas, o país teria um lugar mais confortável na lista dos países onde a corrupção mais grassa e, de facto, a promessa/ chalaça de a combater entra em todos os discursos solenes de abertura dos anos judiciais. Porém, a chacota é que, ano após ano, ao invés de progresso no combate, constata-se progresso na corrupção, já sistémica.

(Imagens retiradas da net)

                                                                                                                                                                                                                                                         Sande Brito Jr

                                                                                                                                                                                                                                                         09-01-2021