Editorial 12/07/2024

EDITORIAL BRASIL 13 07 2024

O QUE DIZ O PONNEY ESTA SEMANA?

Esta semana é para festejarmos Coimbra. Mesmo à distancia o meu coração comemora com todos os conimbricenses a nossa padroeira, Rainha Santa Isabel, e a nossa cidade de Coimbra.

O que não nos impede de denunciarmos o que está errado. Essa é a única forma de amar Coimbra: denunciando o erro para que se possa melhorar. Com mais sarcasmo ou menos ironia, a verdade é que a cidade dos estudantes tem esta característica inconfundível. Caso contrário não transformaria a esmola em rosas como fez a nossa padroeira para baralhar o rei D. Dinis que, apesar de um excelente rei, não queria a Universidade (Estudos Gerais - como na altura se dizia) localizada em Coimbra.

Talvez que, simbolicamente, quem amava Coimbra (como amava a Rainha Santa) já não se alinhasse com quem tinha o poder executivo. A verdade é que a Santa Rainha pediu para dormir o sono eterno em Coimbra e D. Dinis não.

Posto isto há necessidade de distinguir o “trigo” do “joio” e por isso o nosso primeiro artigo de destaque seja para esclarecer que de facto «AUMENTOU A POPULAÇÃO RESIDENTE EM COIMBRA», mas que população? Será a população que aumenta a probabilidade de aumento demográfico? Será a população mais ativa? O Ponney investigou e dá informação sobre este assunto.

Ora, como Coimbra está em festejos é absolutamente necessário esclarecer se há uma «CONSCIÊNCIA DE COIMBRA» ou não. O artigo traz informação para pensarmos, ou repensarmos, a nossa opinião.

Continuando a falar de Liberdade de pensamento é importante denunciarmos um extremismo que cresce no mundo. Um extremismo que está a colocar o mundo de joelhos e, curiosamente, não é o ‘extremismo’ que mais se fala. Por isso vale a pena ler o nosso artigo «EXTREMISMO POLÍTICO».

Regressando a Coimbra, é importante percebermos a «AVENTURA PARA ADOTAR UM ANIMAL EM COIMBRA». Será que é fácil, ou complicado? Um artigo que testemunha um caso real que se passou em Coimbra.

Depois voltamos às contradições do atual Governo de Portugal com o artigo «INVESTIMENTO E “INVESTIMENTO” EM PORTUGAL». Para refletirmos em conjunto sobre as prioridades para Portugal. Afinal é isso que trata, verdadeiramente, a política.

Nos artigos de opinião temos uma visão de um islâmico, o amigo de O Ponney, Yousef Hassan, que mandou um artigo muito interessante.

A minha esposa, Mara Braga, entregou-me um artigo que fala de Portugal e do Brasil. Muito interessante para quem é brasileiro e para quem é português. Uma visão clara sobre as coisas importantes.

Depois temos o artigo da nossa fiel colaboradora, Manuela Jones, que, no seu tom emotivo, nos traz as mudanças por que passam algumas mulheres. É um testemunho na primeira pessoa.

Outros muitos artigos para explorar com edição de Campinas - no Brasil.

Por agora é tudo o que diz O Ponney.

José Augusto Gomes