Editorial 17-10-2020
StayAway Covid 19
Quer o governo obrigar-nos a instalar a Stay Away Covid nos telemóveis. De boas intenções está o inferno cheio.
Começo aqui por casa: há um telemóvel básico (mais básico não há) e que não permite essa aplicação. Há muitas pessoas que não têm telemóveis androids, e, além disso, não basta descarregar a aplicação: é preciso mantê-la activa. Ora, uma grande maioria dos nossos idosos não sabe como fazê-lo, e, mesmo para aqueles que sabem alguma coisa, não é fácil.
António Costa devia, antes de vir “exigir” esta aplicação, mandar aprender todos os que não sabem nada de informática, o que era uma maneira prática de criar postos de trabalho. Devia, também, conhecer em profundidade o País, que governa, e ouvir o que dizem em relação ao assunto as pessoas que infelizmente não tiveram oportunidades: a maioria sorri para não chorar e diz chorrilhos de asneiras à portuguesa.
Segundo alguns constitucionalistas, a App Stay Away Covid é inconstitucional porque viola a lei da nossa liberdade cada vez mais ameaçada, e a Covid 19 não deve, melhor, não pode ser motivo para nos controlarem cada vez mais.
Sei que não é fácil liderar um Pais pobre em que os casos de Covid 19 estão a aumentar todos os dias. Sei, também, que o governo está dependente dos outros membros da “geringonça” para ver aprovado o Orçamento para 2021; sei, também, que não pode haver outro confinamento total porque isto seria ainda mais desastroso para a nossa frágil economia.
Por culpa da China e do Trump, está-se a viver a pior crise mundial desde a Grande Depressão.
A crise financeira é, segundo alguns especialistas, a maior contracção económica desde a crise financeira de 2008-2009.
A pandemia veio revelar todas as fragilidades e a falta de união dos países a nível global. Um vírus vindo do Oriente conseguiu pôr de joelhos o Mundo inteiro, com excepção do país de origem que continua com saldo positivo.
Como vai acabar?
A China já se prepara para a guerra com os Estados Unidos, talvez mais iminente que nunca.
E em Coimbra a covid também faz estragos. Felizmente não somos das cidades mais atingidas. Somos é atingidos pelo barulho do Metro Mondego, que continua a andar de autocarro, e do barulho dos aviões a aterrar no campo de aviação de Cernache.
Felizmente, também somos das cidades portuguesas que quase todos os dias recebe prémios, não pela autarquia, mas sim pela Universidade e tudo a que lhe está ligado.
O Instituto Pedro Nunes venceu o prémio RegioStars da Comissão Europeia. O prémio atribuído visa identificar as boas práticas no desenvolvimento regional.
Voltando ao início fica a pergunta?
Estamos a entrar, ou já entrámos numa ditadura disfarçada à custa da covid?
(Imagem Jornal de Notícias, retirada da net)
Maria Leonor Correia