Editorial 19-12-2020

À costa, deu sapatinho

Sande48.jpg 

O país, metade orlado à costa, um interior quase deserto e o pouco rio na orla fronteiriça com demasiadas infestantes, antecipa, todo ele, um Natal só de prendas indesejáveis.

Não é que o Povo não esteja, há décadas, habituado à pobreza e, por isso, pouco ambicioso quanto a prendas natalícias. Todavia, perante o amontoado de promessas, perante o irritante optimismo, desvanecem-se todas as ilusões impenitentemente fomentadas.

Neste 2020, o sapatinho vem repleto, transbordante, mas, só de coisas más. De facto, até a arma de brincar, habitual no sapatinho, desta vez uma bazuca, é uma coisa muito má. É um penso necessário que, se colar, vai fazer muita alergia durante o resto das nossas vidas.

Pior, é que no sapatinho, todo o resto é mais pandemia, uma vacina ainda não aprovada e para administração a prazo incerto, e muita incerteza sobre a suficiência dos pensos na caixa de primeiros socorros. Socorros que já faltaram para as feridas na saúde dos que já estavam nas listas de espera.

A par do pior, o sapatinho traz, crescente, o desemprego que já gangrena a economia. E, traz, crescente, fertilizante para a erva daninha que já alastra, sem controlo e, pior ainda, sem haver mão capaz de lhe pôr controlo. O sapatinho, ao contrário, deveria trazer herbicida, especialmente eficaz para a corrupção sistémica.

À costa, deu sapatinho que não traz alvíssaras de boa esperança.

O Natal, deveria poder proporcionar às Famílias, em reunião, um sinal de boa esperança.

                                                                                                                                                                                                                                                       Sande Brito Jr

                                                                                                                                                                                                                                                       19-12-2020