Editorial 21-09-2019

 PIM-PAN-PUM!

A despropósito, como quase sempre, veio-me à lembrança o jogo do “pim-pam-pum, cada bola mata um”! O pim alerta, o pan aponta, o pum dispara, e lá vai bola à procura de uma vítima, geralmente a menos apreciada ou a que está mais à mão.

Sinto-me à vontade para discordar da proibição da carne de vaca nas cantinas escolares da UC: não a como, porque não a aprecio; sou alérgico ao leite das ditas; e manteiga foi coisa que há muito troquei pela margarina.

É! A minha universidade, parece-me, estará a ser tomada, também ela, pela onda de ideologia autoritária imposta pelo PAN/BE, tomados que estão já o centro de estudos sociais/Faculdade de Psicologia e a Faculdade de Economia.

Afastada durante uns tempos das teorias “boaventurianas”, que custaram e continuam a custar milhões ao erário público, parece estar recuperá-las pela voz e pela mão do seu reitor, que, no entanto, esquece, ou não sabe, que os “smartphones”, por exemplo, são responsáveis por 14 milhões de emissões de CO2por ano na europa. Mais: foi com um desses aparelhos que grande parte das pessoas pôs um “gosto” na notícia do fim da carne de vaca nas cantinas da Universidade por, diz o “magnífico”, que parece não o ser, questões ambientais. Erradicar os smatphones das zonas universitárias talvez fosse mais aconselhável do que tirar dos cardápios alimentares a carne dos bovinos.

 

“Aos amigos, os favores; aos inimigos, a lei”, disse Maquiavel. Segue tal a receita um seu discípulo, o super-dono deste país.

Maquiavel.png

Os pareceres jurídicos e não jurídicos valem o que valem consoante o interesse de quem os pede e o preço que está disposto a pagar.

Com as “famílias” a poderem arruinar-lhe a maioria, Costa mandou a PGR pronunciar-se sobre os negócios dentro e entre famílias por aí chocalhadas. A PGR deu o parecer de modo a que toda a porcaria possa ser “limpa”.

Uff!, terá bufado Costa:  A partir de agora os “tais” negócios já são legais, e os anteriores também…

O parecer, que passa a ser lei, pode estar correcto – não é essa a opinião de um Professor da Universidade Católica – mas eticamente é um falhanço. Todavia, o que importa ao PS a ética?

É: vivemos num país que é a vergonha da Europa. E Marcelo já nem “selfies” tira!

                                                                                                                                                                                                                                                           ZEQUE