Editorial 26/07/2024

EDITORIAL 26 07 2024

 

MISSÃO HUMANA

Qual é a nossa mais importante missão durante a vida? - Acredito que esta é uma das questões mais interessantes a fazer-se. Talvez na resposta, que cada um de nós encontra para si, esteja o verdadeiro segredo da felicidade.

Aqui, na metrópole de Campinas, Brasil, encontrei um Professor do ensino superior na área de Filosofia Clínica que, nas nossas habituais conversas diárias, me vai explicando que grande parte dos problemas advêm de raciocínios incorretos que cada um de nós faz. O que nos leva muitas vezes a confundir as necessidades com aquilo que verdadeiramente somos.

Não somos a nossa profissão, nem o nosso grau académico, nem de quem somos filhos, nem de quem somos pais, muito menos o nome que nos deram ou que escolhemos. Então somos o quê?

Talvez valha a pena o diálogo interior com base nesta pergunta: “Qual é a nossa mais importante missão durante a vida?” ou como escreveu Dante:
«Na metade da vida, achei-me numa selva densa.
Tomei o caminho errado.
Eventualmente encontraria o certo...no lugar mais imprevísivel».

Por aqui iniciei os temas dos artigos apresentados durante o Verão. Período de férias e talvez de reflexão. Talvez.

Abrimos O Ponney com o artigo «UNIVERSIDADE DE COIMBRA SEM “GOLOS”». É interessante percebermos o que está por detrás das cortinas que apresentam a tomada de posse de 11 catedráticos na Universidade de Coimbra e como tudo isto influencia Coimbra e o nosso país. Questionamos se os erros são propositados ou não têm a reflexão adequada.

Na mesma linha, do conhecimento superior em Portugal, segue-se o artigo «AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR EM PORTUGAL». Indicando mais erros, conscientes ou inconscientes, que o ensino superior em Portugal tem, mas que ainda não nos apercebemos da sua correção.

O que nos leva a fazer uma pergunta: «O PENSAMENTO CAMINHA PARA...UM URINOL?». O artigo, enquadrado pela ilustração do pensamento contemporâneo, tem intenção de nos levar a uma reflexão interessante.

Numa linguagem que transpõe a simples lógica passamos para outro artigo com o título «O GATO QUE COMEU A BALEIA». O que tratará este artigo? Fica a curiosidade no ar.

Do geral passamos ao particular e para uma questão onde a falta de conhecimento sobre a missão durante a vida nos leva a percebermos algumas medidas políticas que se afastam do bom funcionamento e das decisões colegiais. Pois é disto que trata o artigo «MOTORISTAS DOS SMTUC RECUSAM EMPRESA MUNICIPAL».

Passamos depois para os artigos de opinião. Curiosamente os 3 artigos focam o mesmo tema, de maneira diferente, mas num registo onde vejo semelhanças.

O primeiro artigo é de Marcelo Gomes, a quem solicitei umartigo e que tive imediatamente resposta com este excelente artigo: «FELICIDADE - ESSA COISA ESTRANHA». Onde se fala na postura ética e é relacionado com a felicidade.

Num registo de ética, que nos leva ou nos afasta da felicidade temos o artigo de Rosário Portugal com o título « “COM E SEM CARÁTER” - A DIFERENÇA». Relato de um acontecimento que nos deve fazer pensar.

O artigo «A COMPLEXIDADE DA FELICIDADE - UMA REFLEXÃO PROFUNDA» de Manuela Jones dá-nos outra perspetiva sobre a felicidade - talvez mais emocional.

José Ligeiro traz-nos mais um artigo onde testemunha a importância das normas de sobrevivência em ambiente sem as comodidades urbanas.

Ainda dentro da natureza temos o artigo escrito por António Castelo Branco que nos traz um assunto importante para quem se preocupa com a preservação da Natureza.

E assim fechamos a nossa edição de 26 de Julho de 2024.

Que tenham um excelente fim-de-semana devidamente “iluminado” para estarmos mais esclarecidos.

José Augusto Gomes
Diretor do jornal O Ponney