Editorial 29/03/2024

HOJE É SEXTA FEIRA DE PÁSCOA

 

EDITORIAL 29 03 2024

 

O termo "Páscoa" deriva, na sua raiz original do hebraico פֶּסַח (Pesaḥ ou Pesach), a Páscoa judaica. Pesach (numa tradução mais direta: significa passar por cima ou passar sobre), também conhecida como "Festa da Libertação", celebrando a libertação dos hebreus da escravidão no Egipto em 1446 a.C.

Como conceito, a Libertação pode ainda ser usada como o fim das amarras da sobrevivência, das ambições, das vaidades e de tudo o que nos condiciona como pessoas onde o nosso ambiente é a Cultura (a reflexão e a ação sobre os nossos atos e a consciencialização dos atos dos outros).

Por isso a Páscoa hebraica (e lembrada no Judaísmo) é, também, importante para os dias de hoje.

Depois temos a Páscoa cristã que nos remete para o Sacrifício e para a Ressurreição. Sacrifício pelos outros como escada para a Ressurreição o que nos leva à exigência que cada um de nós possa transcender-se.

O que me parece muito interessante termos a Liberdade em primeiro lugar (seguindo a lição de Cronos) para nos libertarmos; termos o Sacrifício em segundo plano para tentarmos entender o outro (seja nosso familiar, seja o que apenas passa por nós na rua) subindo a escada para a Ressurreição - ou, na minha perspetiva, atingirmos a Transcendência que só dá para subir e nunca descer.

Julgo que a humanidade melhora muito se cada um de nós se esforçar por subir esta escada.

Nem todos desejam subir a escada para melhorarem. Por isso fazemos uma pergunta, que dá título ao primeiro artigo, «UC ANDA A BRINCAR ÀS HIPOCRISIAS?» não é só para encher espaços em branco. Pois o que não faltam são assuntos que devem ser tornados públicos para elucidar a opinião pública para que haja uma maior consciencialização na participação democrática.
De pouco serve, apenas, reproduzir o que as instituições enviam para os jornais, com a desculpa de ‘isenção’. É necessário que o jornalismo, para o ser, faça ligação a outras informações. Pois é isso O Ponney faz.

A propósito da ciência, ou da falta dela, publicamos um artigo que pode interessar a todos «PODE O SER HUMANO SER IMORTAL?». E podemos, pelo menos, aumentar em muito a nossa esperança de vida? Claro que traz consequências e alterações ao mundo como o vemos hoje.

Alterar o mundo será para corrigir os muitos erros que fazem sofrer o ser humano e nessa senda publicamos o artigo que questiona se «PODEMOS VIVER SEM TRABALHAR?». Curiosamente tudo indica que sim. Mas para podermos avançar temos que ir corrigindo muitas injustiças cometidas contra quem trabalha. Nesse sentido fazemos a pergunta «OS SINDICATOS DEFENDEM QUEM TRABALHA?» . Será assim? O Ponney fez investigação para levantar questões e talvez apontar algum caminho.

Fora do caminho está, mais uma vez o Convento de São Francisco, em Coimbra, por isso denunciamos com uma pergunta «MAIS UMA “MAGIA” NO CONVENTO DE SÃO FRANCISCO?». Não se trata de espetáculo de ilusionismo - é mesmo “magia” onde se tolera o erro onde não devia acontecer numa das casas da Cultura de Coimbra.

De Coimbra e em Coimbra temos o artigo do nosso estimado Professor Paulo Oliveira que nos traz duas informações num único artigo «GINÁSTICA RÍTMICA E TUMLING EM DESTAQUE NO FIM DE SEMANA».

Nos artigos de opinião trazemos a opinião do nosso amigo Sancho Antunes com o título «DESAFIOS E PERSPETIVAS NA REFORMA DO SISTEMA DE JUSTIÇA EM PORTUGAL» o que pode ser mudado na legislação para uma maior justiça no trabalho. Continuando nos artigos de opinião e continuando no caminho da Fé, Manuela Jones (nossa querida amiga), traz o artigo «FÉ E DETERMINAÇÃO» um caminho que devemos refletir nesta Páscoa de 2024.

Flávia Rodrigues traz-nos o artigo nacional «À CONVERSA COM CARINA DANTAS:
ÉTICA EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA SAÚDE» que aponta a possibilidade de uma solução para a saúde. Por fim, José Ligeiro, fecha com o artigo «SOBREVIVÊNCIA E PREPARAÇÃO» no seguimento do que tem apresentado sobre este assunto.

Agora, vamos todos comemorar a Páscoa! Pois estivemos a trabalhar para si até agora.

Desejo a todos uma Santa Páscoa ou uma boa Pesach!

José Augusto Gomes
Diretor do jornal O Ponney