EFEMÉRIDE. A 6 DE MAIO DE 1542 SÃO FRANCISCO XAVIER CHEGOU A GOA.

Pedro-Dias15.png

 Em Agosto de 1534, Inácio de Loyola, Francisco Xavier, Pedro Fabro, Alfonso Salmeron, Diego Laynez, Nicolau Bobedilla e Simão Rodrigues fizeram votos de castidade e pobreza na capela de Saint-Denis, Paris, e colocaram-se à disposição do Papado, para serem para onde houvesse maior necessidade maior necessidade de missionários,sendo este acto a origem da Companhia de Jesus,congregação religiosa destinada ao ensino, à conversão e à caridade.

Enquanto espera pelo reconhecimento papal, que só acontecerá em 1541, partem para Veneza com o objectivo de alcançar a Terra Santa. Foi aí que Francisco de Xavier foi ordenado padre. Não chegando a pisar a Terra Santa em virtude da guerra entre venezianos e turcos, o grupo volta para Roma.

A pedido do rei D. João III, São Francisco de Xavier partiu de Lisboa para a Índia, a 7 de Abril de 1543, com outros dois jesuítas, Francisco de Mansila e Paulo Camarate, a bordo da nau São Diogo, a nau capitânia da frota comandada por Martim Afonso de Sousa, que ia como governador na Índia.

Em Agosto a armada ancorou junto da ilha de Moçambique, e devido à quantidade de doentes com escorbuto, permaneceram aí seis meses. Francisco Xavier dedicou o seu tempo a tratar dos doentes. De novo ao mar, a nau voltou a aportar em Melinde, onde Francisco de Xavier conseguiu converter alguns africanos.

São Francisco Xavier percorreu a Ásia, indo para o sul da Índia, para Malaca e até para o Japão, onde fez uma obra notável de difusão do Catolicismo e também assistencial.Esgotado, e ainda muito novo,

São Francisco Xavier morreu, a 3 de Dezembro de 1552, na China, perto da actual cidade de Macau. Foi sepultado em Sanchoão, mas, em Fevereiro de 1553, os seus restos mortais, foram transportados, para a igreja de São Paulo de Malaca e, depois, a 15 de Abril de 1553, o corpo foi levado para Goa. O seu corpo está hoje na Basílica do Bom Jesus de Goa, onde foi colocado numa caixa de vidro e prata, a 2 de Dezembro de 1637, e se tornou lugar de peregrinação. Pela sua acção é conhecido como o Apóstolo do Oriente.

Pedro Dias