INCÊNDIO DESTRÓI POR COMPLETO O MUSEU NACIONAL DO RIO DE JANEIRO FUNDADO POR D. JOÃO VI.

 

 meteorito2.jpg

Meteorito resistiu ao incêndio no Museu Nacional (Foto: Reprodução/ TV Globo)

O Museu Nacional está vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e é a mais antiga instituição científica do Brasil ,e um dos maiores museus de História Natural e de Antropologia das Américas. Localiza-se no interior do parque da Quinta da Boa Vista, na cidade do Rio de Janeiro, estando instalado no Palácio de São Cristóvão. O palácio serviu de residência à família real portuguesa, de 1808 a 1821, abrigou a família imperial brasileira, de 1822 a 1889, antes de ser destinado ao uso do museu, em 1892.

Fundado por Dom João VI, em 6 de junho de 1818, sob a denominação de Museu Real, o museu foi inicialmente instalado no Campo de Santana, reunindo o acervo legado da antiga Casa de História Natural, popularmente chamada "Casa dos Pássaros", criada, em 1784, pelo Vice-Rei Dom Luís de Vasconcelos e Sousa, além de outras coleções de mineralogia e zoologia. A criação do museu visava atender aos interesses de promoção do progresso socioeconómico do Brasil, através da difusão da educação, da Cultura e da Ciência. Ainda no século XIX, notabilizou-se como o mais importante museu do seu género, na América do Sul.

Nos últimos anos, o desinvestimento na sua manutenção foi notório, o que era visível na degradação das salas abertas ao público. Hoje, dia 2 ainda no Brasil, pelas 9 horas da noite, começou um incêndio que, pelo que se pode ver já, pouco ou nada deixará intacto.

Pedro Dias