Palhaçada

Pedro-Dias52.png

 UMA PALHAÇADA CHAMADA UNIÃO EUROPEIA.

A DESUNIÃO E O CADA UM POR SI. O FIM ESTÁ À VISTA.

Na mesma rua reabrem bares e outros ficam fechados.

Baarle-Hertog, enclave belga nos Países Baixos, não vai poder reabrir os restaurantes e bares, ao contrário dos vizinhos holandeses. Vizinhos com metros de distância.

A peculiaridade de Baarle tornou-a numa atracção turística. A vila holandesa, Baarle-Nassau, junto da fronteira com a Bélgica, tem um enclave belga, Baarle-Hertog. Mas com as restrições levantadas pela pandemia, as limitações deste território ficam à vista. Quando os cafés, restaurantes e bares holandeses reabrirem, os mesmos estabelecimentos belgas, alguns a metros de distância, vão permanecer encerrados.

"É realmente uma situação louca. Mas não se pode mudá-la, por isso é preciso seguir as regras. E aceitá-la", disse Monic van der Krogt, proprietária de uma cervejaria e esplanada, num dos 16 territórios belgas situados em Baarle, à CNN.

A partir de 1 de junho, os estabelecimentos da restauração reabrem por completo, nos Países Baixos, mas, na Bélgica, ainda não foi designada uma data para a reabertura. Daí que Van der Krogt irá observar cafés e esplanadas abertos, a 50 metros de distância, mas não possa retomar a actividade -- e nem sequer frequentar os espaços comerciais sob jurisdição holandesa.

(DN. 15 de Maio de 2020)

E DEPOIS OS QUE SOMOS CONTRA A UNIÃO EUROPEIA É QUE SOMOS DOIDOS.

                                                                                                                                                                                                                                                          Pedro Dias