Trapaças & Ficções – Cartas Abertas (“Tomo V”)

Ronaldo7.jpg

« … Meu caro Cristiano Ronaldo

[Meu Rei, nosso Rei Mago]

Desculpa tratar-te por tu - sou mais velho, muito mais velho. Quase uma eternidade.

Sabes, comecei a gostar de ti há muitos, muitos anos atrás, ainda o mundo não sabia que virias a ser o melhor jogador do mundo. De sempre. Mas eu já sabia. Vi em ti algo de «anormal» desde que te vi jogar pela primeira vez. Foi assim um género de amor à primeira vista. Independentemente do clube que, então, representavas.

[Tu és absolutamente «anormal» (no bom sentido) – tão único que tu és!…]

Passou-se, entretanto, muito tempo. E tu, a cada instante que passa, sempre e sempre a tornares-te mais «anormal».

Repara: sabemos que não és o responsável pelos “auto-stops” «anticonstitucionais» da autoridade tributária que toda a gente desconhece apesar de toda a gente os ter aprovado e admitido e violado o Regulamento Geral sobre a Protecção de Dados! Não és o responsável pelo controlo «anticonstitucional» das festas casamenteiras e das outras! Não és o responsável pela abstenção! Não és o responsável pelas “tangas” dos políticos de “meia-tigela”! Não és o responsável pelos desfalques de quem é identificado de forma clara e material e inequívoca - mas não condenado ou dificilmente condenado! Não és o responsável pelas políticas extremistas! Não és o responsável pelas estatísticas de desemprego, camufladas! Não és o responsável pelos salários absolutamente “inconcebíveis” que se estão a “generalizar”, neste país de “costumes brandos” - bom para os estrangeiros viverem, péssimo para os cidadãos nacionais viverem, vá lá entender-se porquê! Não és o responsável pela “desorganização” dos serviços públicos! Não és o responsável pelas “trapaças” que ocorrem lá no edifício do parlamento! Não és o responsável pelas “vigarices” dos funcionários de quase todas as secções dos municípios! Não és o responsável pelas entidades patronais que não respeitam os direitos fundamentais dos trabalhadores! Não és o responsável pelas empresas nacionais que operam através do “exterior” para fugirem aos impostos! Não és o responsável pelo aumento de violência doméstica! Não és o responsável pela incapacidade dos sindicatos, apesar das “chorudas remunerações” dos seus “representantes” supremos! Não és o responsável pela “mentira” institucionalizada! Não és o responsável pela falta de supervisão de quase tudo…

E, quero que saibas, todos percebemos a “ingerência” da “MÁFIA” quando foste relegado para segundo plano, a favor do “banal” Modric.

Mas, também quero que saibas, és o ÚNICO responsável pelas poucas alegrias que o nosso “povo” ainda vai tendo: os teus golos, a tua exemplar “entrega ao jogo”, o teu inquestionável «profissionalismo» – assim todos fossem como tu!

Envio-te, por tudo, um “estreito” abraço de agradecimento. E vê se te consegues aguentar por muitos anos, sim?

Cordialmente… »

Jorge Sá

(Jorge Sá não respeita o AO90)

.(Foto retirada da net)